Maior iceberg do mundo racha e se desprende da Antártica

Bloco recebeu o nome de A-76 e possui três vezes o tamanho da cidade de São Paulo; Especialistas não relacionam acontecido com a mudança climática

Foto: Reprodução
Maior iceberg do mundo quebra e se desprende da Antártica

Um iceberg de 170 quilometros de comprimento por 25 quilômetros de largura, chamado de A-76, se rompeu na Antártica e agora encontra-se à deriva. Seu tamanho faz com que o enorme pedaço de gelo seja maior que a ilha de Maiorca, três vezes maior que o município de  São Paulo ou 80 vezes o tamanho de Manhattan.

Segundo a Agência Espacial Europeia, o desprendimento ocorreu no lado oeste da gigante plataforma glácial "Filchner-Ronne", situada no mar de Weddell. Confira as imagens divulgadas pelo órgão:


Mesmo com o enorme pedaço de gelo , cientistas não atribuem seu desprendimento a mudanças climáticas. Os especialistas acreditam que trata-se de um ciclo natural de formação de icebergs na Antártica.


Com isso, caso o iceberg derreta, o nível do mar não sofrerá alterações. Isso porque trata-se de um desprendimento numa plataforma de gelo e sua matéria já se encontra 'contabilizada' pelas águas do oceano. Da mesma maneira que um cubo de gelo, quando derretido, não eleva o nível de bebida no copo.