Rodízio de veículos está suspenso nesta quarta, mas Zona Azul continua valendo

Companhia de Engenharia de Tráfego vai fazer algumas mudanças no trânsito da capital por conta do aniversário da cidade nesta quarta-feira

Com a suspensão do rodízio, veículos com placa 5 e 6 poderão circular nas ruas e avenidas do chamado centro expandido
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Com a suspensão do rodízio, veículos com placa 5 e 6 poderão circular nas ruas e avenidas do chamado centro expandido

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai suspender o rodízio municipal de veículos nesta quarta-feira (25), aniversário da cidade de São Paulo. A suspensão também vale para os veículos pesados e demais restrições a veículos de passeio e caminhões.

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A restrição volta a valer na quinta-feira (26) para carros com número final de placa 7 e 8. Os veículos não poderão circular nas ruas e avenidas do chamado centro expandido das 7h às 10h e entre 17h e 20h. Essa região é delimitada principalmente pelas marginais e começa na Ponte do Tatuapé, na Marginal Tietê, e vai até a Ponte Engenheiro Ari Torres, na região da Avenida dos Bandeirantes.

Já a Zona Azul continuará valendo conforme os horários dispostos nas placas indicativas, afirmou a CET. Lembrando que as folhas de papel do estacionamento rotativo não valem mais na cidade . Para pagar a tarifa e garantir o local sem o risco de levar uma multa, é preciso utilizar um dos aplicativos para celular credenciados pela companhia.

Para os amantes da magrela, as ciclofaixas de lazer serão ativadas das 7h às 16h nesta quarta-feira. No total, são 120,9 km distribuídos por toda a capital, mas os ciclistas devem estar atentos aos eventos que vão ocorrer por conta do aniversário da cidade e podem bloquear trechos das ciclofaixas.

Aumento da velocidade

Nesta quarta-feira, a prefeitura também vai aumentar as velocidades nas marginais Tietê e Pinheiros. Elas passarão para 90 km nas expressas, 70 km nas centrais e 60 km nas locais – apenas a via mais à direita vai permanecer 50 km.

A medida havia sido barrada após pedido da Associação dos Ciclistas Urbanos, mas a Justiça de São Paulo derrubou a liminar nesta terça-feira . Para a desembargadora Flora Maria Nesi Tossi Silva, o programa “Marginal Segura”, como é chamado, prevê também a “implantação de ações educativas, melhoria na sinalização, fiscalização eficiente e adoção de medidas assecuratórias de pronto atendimento aos usuários”.

Além disso, ela acredita que a redução está atrelada a fatores conjugados, e não apenas a redução da velocidade. Flora afirma que, após a velocidade cair, a gestão anterior, do ex-prefeito Fernando Haddad, também promoveu ampla divulgação da medida e debate quanto à segurança no trânsito.