Tamanho do texto

Departamentos de Trânsito do Rio de Janeiro e São Paulo se preocupam com uso do jogo de celular que já causou acidentes em outros países do mundo

Campanha do Detran RJ lançada no Facebook afirma que um mestre pokémon jamais perde a concentração
Facebook/Reprodução
Campanha do Detran RJ lançada no Facebook afirma que um mestre pokémon jamais perde a concentração

O jogo de celular Pokémon Go foi lançado na noite da última quarta-feira (3) no Brasil , “enlouquecendo” todos os fãs do desenho da década de 90. Porém, com a chegada do game que utiliza uma tecnologia para inserir personagens em locais reais, aumentam os riscos de acidente pelo País.

LEIA MAIS: Pokémon Go transforma vida de jovem autista que não conseguia sair de casa

O Pokémon Go chegou primeiro a países como os Estados Unidos, em julho. No Estado americano do Alabama, um motorista saiu de uma estrada e bateu em uma árvore após se distrair com o game. Essa é a preocupação dos Departamentos de Trânsito do Rio de Janeiro e São Paulo, que divulgaram alertas à população.

“Extra, extra: ‪‎Pokemon Go acabou de chegar no Brasil. [...] Teve pedestre atropelado e motorista que bateu o carro enquanto jogava, SIM. APENAS não façam igual, ok?”, publicou o Detran SP em sua página oficial no Facebook, junto com um vídeo que lista coisas absurdas que já aconteceram na vida real por conta do jogo online.

Metrô de São Paulo também está preocupado com os acidentes que o jogo de celular pode causar
Facebook/Reprodução
Metrô de São Paulo também está preocupado com os acidentes que o jogo de celular pode causar

Já no Rio de Janeiro, uma campanha foi lançada na manhã desta quinta-feira (5) alertando os usuários para os riscos de usar o aplicativo ao atravessar a rua ou dirigir. Pesquisas realizadas pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, mostram que a combinação celular e direção pode aumentar em 400% as chances de acidente.

Pikachu no Metrô

O Metrô de São Paulo também lançou uma campanha de conscientização. Sabendo que os famosos Pikachu e Charmander  podem resolver aparecer pelas estações, a companhia pede que os jogadores fiquem atentos para não se arriscarem ou  atrapalharem a circulação de usuários.

LEIA MAIS: Pokémon em forma de rato aparece durante discurso de Sergio Moro na Câmara

O que mais chama atenção no Pokémon Go é a possibilidade de interagir com o mundo real. O app utiliza geolocalização e realidade aumentada para inserir personagens da franquia em locais públicos. O objetivo é capturar o maior número de monstrinhos, que tem níveis de raridade diferentes, e se tornar um mestre Pokémon.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.