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Implantada há um ano, redução da velocidade nas Marginais contribuiu para queda de 38,7% em acidentes com vítimas e 8,7% na lentidão nas vias

Redução da velocidade nas Marginais ajudou em queda de acidentes e lentidão nas vias
Fotos Públicas
Redução da velocidade nas Marginais ajudou em queda de acidentes e lentidão nas vias

Um ano após a redução da velocidade nas Marginais Tietê e Pinheiros, dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostraram que a quantidade de acidentes com vítimas   e a lentidão nas vias apresentaram queda de 38,5% e 8,7%, respectivamente. Especialistas veem os resultados ligados ao aumento da capacidade de fiscalização da Prefeitura.

Em 20 de julho do ano passado, a administração municipal adotou a redução da velocidade nas Marginais , limitando a 50 km/h, 60 km/h e 70 km/h nas pistas locais, centrais e expressas dos mais de 46 quilômetros das vias. Em meio a polêmicas e até ação judicial contra a política, a decisão da gestão Fernando Haddad (PT) sobreviveu.

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Informações da CET apontaram que o número de acidentes com vítimas passou de 608 no primeiro semestre de 2015 para 380 no mesmo período deste ano; em 2014, aconteceram 763 ocorrências nos primeiros seis meses do ano. A companhia destacou que a melhoria ocorreu mesmo diante do aumento do número de veículos circulando: a frota passou de 7,8 milhões de veículos em 2014 para 8,1 milhões em dezembro do ano passado.

Radares

De 2013 a 2016, o número de radares fixos nas marginais aumentou 405%, passando de 19 para 96, além de 10 radares pistola que funcionam em 35 pontos de revezamento. "As pessoas foram obrigadas a seguir as medidas, por causa da quantidade de radares. Elas tiveram de se adequar", diz o professor da Universidade Mackenzie Luiz Vicente de Mello Filho.

Para ele, um investimento isolado em fiscalização não ataca a causa do problema. "Se continuar assim, ficaremos nessa briga de gato e rato em que o motorista diminui a velocidade quando passa por um radar, mas depois volta a acelerar. É preciso discutir educação de trânsito."

Polêmica

Logo após ser implantada, a medida da redução da velocida nas Marginais foi duramente criticada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que entrou na Justiça para tentar derrubar a decisão da prefeitura. Em campanha liderada pelo presidente Marcos da Costa, ela fez críticas à decisão da Prefeitura e pedia a reversão da redução e mais debate com a população sobre o assunto.

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Passado um ano, a ação ainda tramita na 11ª Vara da Fazenda Pública da Capital sem decisão e, mesmo diante das estatísticas mostrando queda de acidentes e lentidão, Costa manteve sua posição contra a redução da velocidade nas Marginais. "O administrador não é o dono da cidade. Para tomar uma decisão dessa envergadura, transformar uma via expressa em avenida, precisaria ter ouvido a sociedade", disse.

*Com Estadão Conteúdo

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