Tamanho do texto

Conheça os dias e horários em que veículos de passeio podem se livrar do congestionamento e circular pelas vias segregadas

As faixas e corredores de ônibus têm sido alvo de polêmicas e muita discussão em SP
Oswaldo Corneti/Fotos Públicas
As faixas e corredores de ônibus têm sido alvo de polêmicas e muita discussão em SP

Muita gente não sabe, mas carros de passeio podem circular pelos corredores de ônibus em horários específicos na capital paulista, especialmente nos períodos de menor movimento nas ruas e aos fins de semanas e feriados. 

Pensando nisso, o portal iG preparou este especial com as dúvidas mais comuns do paulistano em relação ao espaço, muitas vezes ignorado pelos motoristas. É comum, por exemplo, observar carros de passeio parados no trânsito em tardes de domingo enquanto a área dedicada aos coletivos segue com passagem livre. 

Confira abaixo curiosidades que você precisa saber sobre as faixas de ônibus:

1 - Qual é a diferença entre faixas e corredores de ônibus?
As faixas exclusivas de ônibus são implementadas à direita das vias e funcionam em horários específicos, geralmente apenas em dias úteis e horários de pico. Já os corredores de ônibus são implementados à esquerda das vias e funcionam em período integral.

2 - Quando veículos de passeio podem circular por faixas e corredores de ônibus?
Veículos de passeio podem circular pelas faixas de ônibus sempre que elas estiverem fora do horário exclusivo para os coletivos. Além disso, os carros podem usar a faixa da direita para acesso a garagens e conversões à direita. Já os corredores de ônibus podem ser utilizados por qualquer veículo das 23h às 4h em dias úteis, das 15h de sábado até às 4h de segunda-feira e aos feriados.

3 - O que acontece com quem desrespeita as faixas e corredores de ônibus?
Transitar nas faixas exclusivas e corredores de ônibus é ato punido como infração gravíssima, acumulando sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$191,54.

4 - Táxis podem utilizar faixas e corredores de ônibus?
Táxis com passageiros podem transitar por faixas e corredores de ônibus a qualquer horário. Desde maio, veículos sem passageiros podem andar por faixas exclusivas em período integral e por corredores em períodos específicos, de segunda à sexta-feira das 20h às 6h, e em período integral aos sábados, domingos e feriados.

5 - Os ônibus podem transitar fora das faixas e corredores?
Sim. Não há nenhuma regulamentação que obrigue os motoristas de ônibus a utilizarem apenas as vias segregadas, o que permite que transitem em qualquer faixa da via.