Enquanto todos olhavam para a falta de edição de imagens no clipe oficial da música Vai Malandra , de Anitta, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro reparou na água parada que reflete a cantora em uma das imagens gravadas em uma laje. A imagem abriu brecha para uma publicação da pasta, que aproveitou a viralização do clipe para conscientizar os seus seguidores nas redes sociais sobre a dengue.
Leia também: Cientistas alimentam Aedes aegypti com 'Whey Protein' para realizar pesquisa
"Malandro mesmo é o Aedes aegypti, que enquanto você curte distraído o novo hit da Anitta , ele está aproveitando essa água parada para se reproduzir", diz a publicação, feita nesta terça-feira (19), no Twitter oficial da pasta.
Além disso, surfando ainda mais nessa 'onda de água parada', a secretaria criou e publicou uma paródia do single, com foco na prevenção da dengue. "Vai malanda... Tu tá louca? Não dá mole para dengue, zika e chikungunya! Tá pedindo, se prepara vou falar presta atenção: com apenas 10 minutos você pode exterminar o grande vilão! Então, vai, malandra: não deixa água parada na sua laje", publicou no Twitter.
🎶 Vai, Malandra... Tu tá louca?! Não dá mole pra dengue, zika e chikungunya! Tá pedindo, se prepara, vou falar, presta atenção: com apenas 10 minutos você pode exterminar o grande vilão!
Então, vai, malandra: não deixa água parada na sua laje! 😉 #vaimalandra #mosquitonão— Conexão Saúde RJ (@SaudeGovRJ) 19 de dezembro de 2017
Dengue no Rio de Janeiro
Ainda nas publicações relacionadas ao clipe, a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro lembrou dos resultados do estado no combate à dengue.
"Se liga: combatendo o mosquito, você cuida da sua saúde. Bora manter a menor taxa de mortalidade por dengue no RJ desde 2005!", publicou a secretaria.
Leia também: Anvisa orienta que vacina da dengue não seja tomada por quem não teve a doença
E os números são mesmo animadores. Afinal, neste ano, apenas 3.126 casos de dengue foram registrados no Rio de Janeiro, contra 25.088 registrados em 2016, uma queda de 91,9%.
Além disso, não houve mortes por causa da doença em 2017. No ano passado, quatro pessoas morreram vítimas da dengue.
Segurança no trânsito
Embora a cantora tenha ganhado esse puxão de orelha por conta das cenas em que aparece na laje, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro elogiou o vídeo. Isso porque Anitta aparece com capacete, enquanto anda de moto. "Malandra que é malandra só vai de capacete. #VaiMalandra #SejaEssaPessoa", escreveu o órgão público.
Leia também: Cientistas encontram seis tipos de bactérias capazes de combater o Aedes aegypti