Tamanho do texto

Dos 35 casos locais confirmados, dez não foram registrados na região em que foi encontrado foco do Aedes aegypti, e nova área está sob investigação

Zika vírus em gestantes pode causar problemas neurológicos nos fetos, como a microcefalia
Pixabay
Zika vírus em gestantes pode causar problemas neurológicos nos fetos, como a microcefalia

A transmissão da zika por mosquitos na Flórida, Estados Unidos, pode ser mais forte que as autoridades estavam imaginando. O problema acontece em um dos condados mais populosos do País, que enfrenta dificuldades para conter a disseminação do vírus.

LEIA MAIS:  Zika vírus também pode afetar células cerebrais de adultos, indica novo estudo

Primeiro, autoridades do setor de saúde encontraram um bairro ao norte do centro de Miami com foco de Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika . Agora, pelo menos mais uma área do condado de Miami-Dade está sob investigação.

"A comunidade empresarial está muito alarmada e, é claro, também os agentes de saúde", disse Susan MacManus, professora de Ciência Política da Universidade do Sul da Flórida. Não está claro, porém, qual pode ser o alcance dessa zona na transmissão.

LEIA MAIS:  Turista é preso com ingressos de quem desistiu do Rio 2016 por medo da zika

De acordo com o Departamento de Saúde da Flórida, 35 pessoas foram infectadas com vírus dentro do território nacional. Outras 479 moradoras contraíram a doença após viajarem a países que sofrem com a epidemia. Dentre todos os casos, 63 envolvem mulheres grávidas.

Preocupação

Como o vírus em gestantes pode causar problemas neurológicos nos fetos, como a microcefalia, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos emitiram no início do mês uma nota alertando mulheres grávidas a não viajarem para a Flórida . Se elas são moradoras, é preciso se proteger das picadas, usando repelente e mosquiteiro, além de outros cuidados.

A área a ser evitada compreende cerca de 2,6 quilômetros quadrados no bairro de Wynwood, ao norte do centro de Miami. É o único local com casos confirmados de transmissão. Mas existe a possibilidade de os mosquitos se disseminem também em outros lugares, já que dez dos 35 casos locais de zika não tem relação com Wynwood.

*Com informações do Estadão Conteúdo

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.