Tamanho do texto

Morador de rua foi a primeira pessoa a contrair a doença na cidade de Sorocaba e já recebeu cuidados

Estadão Conteúdo

Secretaria de Saúde de Sorocaba promoveu ações para evitar a proliferação da doença
Fábio Mota/Agência Estado
Secretaria de Saúde de Sorocaba promoveu ações para evitar a proliferação da doença

A Vigilância Epidemiológica de Sorocaba confirmou nessa quinta-feira (19) o primeiro caso de dengue com o vírus tipo 4 na cidade paulista. Até então, só tinham sido registrados casos do tipo 1. O paciente é um morador de rua que já recebeu cuidados. O tipo do vírus foi confirmado por exame no Instituto Adolfo Lutz.

De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Fernandes, foram realizadas ações de bloqueio para evitar a proliferação dessa variante do vírus. O tipo 4 da dengue não era identificado no Brasil desde 1982, mas reapareceu no país em 2008, em Manaus.

Ainda segundo o secretário, o problema maior do surgimento desse vírus é sua capacidade de reinfectar pessoas que já tiveram a dengue do tipo 1. A reinfecção aumenta a chance de o paciente desenvolver o tipo hemorrágico e mais grave da doença.

Segundo ele, as unidades de saúde foram colocadas em alerta. No ano passado, a cidade viveu a maior epidemia de dengue, com mais de 60 mil casos e 35 mortes confirmadas. Neste ano, o número caiu: desde julho de 2015 até este mês, são 347 casos confirmados e uma morte em investigação.