Ainda na Via Dutra a previsão é de que pelo menos 300 mil veículos deixem a cidade de São Paulo em direção ao Rio, nesse feriado de Aparecida
Wikimedia/Creative Commons
Ainda na Via Dutra a previsão é de que pelo menos 300 mil veículos deixem a cidade de São Paulo em direção ao Rio, nesse feriado de Aparecida

Nesta quarta-feira (11) pré-feriado do Dia das Crianças e do Dia de Nossa Senhora Aparecida, o movimento nas estradas estaduais e federais que cortam o estado de São Paulo já começa a ficar intenso. 

Leia também: Motoristas já podem testar a CNH pelo celular

O pior trecho é na Rodovia Presidente Dutra, rumo ao Santuário Nacional de Aparecida , no Vale do Paraíba. Afinal, além da tradicional movimentação de fiéis a caminho da basílica, onde está o maior templo mariano do mundo, estão ocorrendo várias comemorações em reverência aos 300 anos de aparecimento da imagem da Padroeira do Brasil.

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) prevê que 2,3 milhões de veículos circulem nas estradas estaduais e só da capital paulista devem sair 2 milhões, segundo a estimativa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Ainda na Via Dutra, a previsão é de que pelo menos 300 mil veículos deixem a cidade de São Paulo em direção ao Rio de Janeiro, no período entre a zero hora desta quarta (11) e a meia-noite desta quinta (12).

A rodovia liga a cidade de São Paulo ao Rio de Janeiro e é uma das opções para se atingir também as praias do litoral norte e pontos turísticos das Serras da Mantiqueira e da Bocaina, entre outros destinos.

Caminho de Santiado de Compostela

A Via Dutra ainda concentra o maior fluxo rumo à Basílica de Aparecida mesmo com o crescimento de rotas alternativas que foram criadas sob inspiração do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Leia também: A cada 10 recursos de multas de trânsito, somente 3 são deferidos em São Paulo

A concessionária alerta aos motoristas para que evitem trafegar no período de maior movimento esperado para o retorno, no domingo (15), das 16h às 20h.

A Nova Dutra mobilizou 500 profissionais para auxiliar os usuários, entre eles, médicos, agentes de atendimento pré-hospitalar e equipes de emergência, em plantão de 24 horas. As equipes estarão se revezando nas 11 bases operacionais ao longo da Via Dutra.

Foi montado também um reforço operacional nas praças de pedágio, onde haverá a operação papa-filas, em que serão vendidos cupons nas filas das cabines para desafogar as filas de usuários.

Rumo à praia

Para a Baixada Santista, a concessionária Ecovias, que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, prevê a descida de 390 mil veículos. O pico de movimento já foi a partir do final da manhã desta quarta.

Pelo Sistema Anhanguera/Bandeirantes, a concessionária AutoBan calcula a passagem de 850 mil veículos entre a saída e chegada à capital desta quarta (11) a domingo (15). O tráfego deverá ser mais intenso entre 15h e 20h, desta quarta (11) e de 8h e 13h desta quinta (12).

Se a escolha de quem for viajar for alguma localidade cujo acesso é feito pelo Sistema Castello Branco-Raposo Tavares a concessionária indica que é bom ficar atento para os períodos de maior fluxo, entre o início da tarde de hoje (11) e às 23h. Durante o feriado prolongado de Aparecida, o movimento nesse sistema deverá atingir 660 mil veículos, de acordo com a previsão da concessionária ViaOeste.

Leia também: Justiça de SP mantém aumento da velocidade máxima permitida nas marginais

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!