Tamanho do texto

WASHINGTON - Se ser rico é não saber exatamente o tamanho de sua fortuna, então o candidato republicano à Casa Branca, John McCain, é, já que sempre admite não saber quantas casas possui.

Seu desconhecimento ficou claro no Novo México, onde foi perguntado discretamente sobre seu patrimônio particular pela revista "The Politico" e respondeu: "Acho... Minha equipe vai dizer".

Segundo a " Politico ", a equipe de McCain confirmou que ele possui "pelo menos quatro" residências, que estão no Arizona, Califórnia e Virgínia.

No entanto, a revista "Newsweek" afirmou recentemente que McCain e sua mulher, Cindy, têm pelo menos sete propriedades.

Faça um tour no Google Earth pelas residências de McCain:

McCain procede de uma família de militares de alta graduação firmada em si própria, mas a proprietária de uma fortuna estimada em mais de US$ 100 milhões é sua mulher, herdeira de uma das maiores distribuidoras de cerveja dos Estados Unidos.

Nos últimos tempos, os democratas insistiram em reforçar a imagem de multimilionário de McCain, para compensar os comentários republicanos que dizem que Obama é elitista.

A fortuna, no entanto, não representa nem uma vantagem nem um inconveniente na política americana, entre outras coisas porque a condição de "rico" não é exclusiva de um partido.

Há multimilionários nos dois partidos e, de fato, o último candidato democrata à Casa Branca, John Kerry, também fez fortuna ao se casar com Teresa Heinz, herdeira do império de molhos que levam seu nome.

Neste caso, McCain parece resistir a entrar na polêmica sobre sua riqueza, e em duas declarações ao pastor Rick Warren no domingo passado durante um fórum político, evitou entrar em considerações sobre o tema.

"Eu defino a riqueza além do dinheiro. Algumas pessoas são ricas em suas vidas e pela forma como educam seus filhos. Outras são pobres, embora sejam milionárias", disse McCain.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.