Ministros do STF devem acompanhar eleições no TSE

Intenção é mostrar força do Judiciário diante da polarização eleitoral

STF (Supremo Tribunal Federal)
Foto: Divulgação STF
STF (Supremo Tribunal Federal)

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) pretende se deslocar para a sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para acompanhar a apuração das eleições neste domingo (2). O movimento visa demonstrar força do Judiciário frente aos ataques sofridos durante a campanha eleitoral. 

Segundo o jornal Folha de São Paulo, planejam estar presentes no tribunal a presidente do STF, Rosa Weber, os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso e os integrantes do Supremo e do TSE Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia.

Kassio Nunes Marques, primeiro ministro indicado por Bolsonaro ao Supremo, não deve comparecer. Ele votará em Teresina e só retornará a Brasília na segunda-feira (3).

André Mendonça, segundo nome de Bolsonaro para a Corte, ainda não confirmou se irá ao TSE, assim como o ministro Edson Fachin, que votará em Curitiba.

A ida ao TSE é normal para o presidente do STF, como aconteceu em outros anos, assim como é para ministros que ocupam as duas cortes. 

Também são esperados o presidente em exercício do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de representantes de entidades fiscalizadoras da eleição, entre eles membros do Ministério da Defesa.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram  e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG .