'A eleição em São Paulo está aberta', diz ex-diretor do Datafolha

Mauro Paulino afirmou indecisos e brancos e nulos vão decidir se Garcia ou Tarcísio disputarão segundo turno contra Haddad

Haddad, Rodrigo Garcia e Tarcisio de Freitas
Foto: Reprodução - 11.08.2022
Haddad, Rodrigo Garcia e Tarcisio de Freitas


Após a d ivulgação, neste sábado (1), da pesquisa Datafolha sobre os candidatos ao cargo de governador do estado de São Paulo , o ex-diretor do instituto afirmou que a disputa segue aberta.

De acordo com Mauro Paulino, que ficou à frente do Datfolha por 35 anos, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB) têm "praticamente a mesma chance" de disputar o segundo turno da corrida eleitoral contra Fernando Haddad (PT). 

"Há calor em São Paulo. Diante desses números e dessa nossa análise aqui da pesquisa, me parece que a eleição em São Paulo, a ida para o segundo turno entre Tarcísio e Rodrigo, está aberta. Parece que eles têm praticamente a mesma chance de disputar o segundo turno com o Haddad", afirmou Paulino em entrevista concedida à GloboNews.


Mauro chegou a essa conclusão após destacar que o número de indecisos e votos brancos e nulos (18%) é "bastante alto", e que são exatamente esses eleitores que decidirão as eleições.

É bastante alto. Então isso permite alguma movimentação amanhã, com possibilidade de ser uma movimentação para Rodrigo, porque é ele que apresenta uma tendência de alta.

Números da pesquisa

O levantamento do Datafolha mostrou que Fernando Haddad (PT) segue na primeira colocação e deve ir para o segundo turno. Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB) chegarão no domingo (2) brigando para ocupar uma vaga na disputa contra o ex-prefeito da capital paulista nas eleições 2022 .

De acordo com os números do relatório da empresa, o ex-ministro da Educação obteve 39% das intenções de votos. O antigo responsável pelo Ministério da Infraestrutura alcançou 31% dos votos válidos da preferência dos eleitores entrevistados. Já o governador de São Paulo anotou 23%.

Carol Vigliar (UP) tem 2%, Gabriel Colombo (PCB), Elvis Cezar (PDT), Antonio Jorge (DC), Edson Dorta (PCO) e Vinicius Poit (Novo) e Altino (PSTU) têm 1% dos votos válidos cada um.

A pesquisa Datafolha, contratada pela Folha e pela TV Globo, ouviu 3.700 pessoas em 79 cidades do estado entre sexta (30) e este sábado. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número SP-09987/2022.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.