Tamanho do texto

Justiça Eleitoral recebeu apenas 119 mil prestação de contas até o momento; partidos e candidatos gastaram R$ 2,7 bilhões em campanhas no 1º turno

Tribunais regionais têm até esta terça-feira (1º) para reconhecer resultados das urnas eletrônicas
Nelson Jr./ ASICS/ TSE
Tribunais regionais têm até esta terça-feira (1º) para reconhecer resultados das urnas eletrônicas

Termina nesta terça-feira (1º) o prazo para os partidos e candidatos a prefeito, vice e vereador apresentarem as prestações de contas dos gastos feitos no primeiro turno.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que foram recebidos até o momento 119 mil prestações de contas eleitorais, cerca de 20% do total. Nas eleições deste ano, foram gastos R$ 2,7 bilhões em campanhas, de acordo com dados parciais do TSE.

LEIA TAMBÉM:  Eleição para prefeito segue indefinida em 146 cidades, mesmo após segundo turno

Após apresentados, os dados são tornados públicos e qualquer interessado tem até o dia 4 de novembro para contestar a prestação de contas de algum candidato ou partido junto à Justiça Eleitoral.

Outro prazo que se encerra nesta terça-feira é o de proclamação oficial dos eleitos, processo pelo qual os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) aprovam o resultado oficial das urnas. Sem isso, os vencedores não podem ser diplomados para assumirem seus cargos.

LEIA TAMBÉM:  Tucanos, evangélicos e derrota da esquerda: tendências reveladas pelas eleições

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.