undefined
Marcos Oliveira/Agência Senado - 17.3.2015
Se a eleição fosse hoje, senador Marcelo Crivella teria 61% dos votos válidos, contra 39% de Marcelo Freixo

A terceira pesquisa do Ibope para o segundo turno da eleição municipal no Rio de Janeiro mostra que o candidato do PRB, Marcelo Crivella, se mantém à frente na preferência dos eleitores, com 46% das intenções de voto. Seu adversário, Marcelo Freixo, do PSOL, segue atrás, com 29%. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (27).

LEIA MAIS:  Eleições 2016 têm mais candidatos do que no último pleito, há quatro anos

Na comparação com a segunda sondagem, apresentada no dia 20, os dois candidatos seguem exatamente com as mesmas pontuações. Considerando a margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos, Freixo oscila entre 43% e 49%, enquanto Freixo varia de 26% a 32%. O segundo turno da eleição ocorre no próximo domingo (30).

O percentual de eleitores que pretendem votar em branco ou anular passou de 21% para 22%, enquanto 3% não souberam responder. Na pesquisa anterior, esse grupo era composto por 4% dos entrevistados. Os votos válidos – que excluem brancos e nulos – estão divididos entre 61% para Crivella e 39% para Freixo , mesmo resultado aferido no levantamento divulgado no dia 20 pelo mesmo instituto.

Transferência

A pesquisa apurou que 40% dos eleitores que declararam ter votado em Pedro Paulo (PMDB) no primeiro turno agora votarão em Crivella , enquanto outros 28% irão optar pelo postulante do PSOL. Para 26%, a opção é o voto nulo ou em branco, enquanto 6% se dizem indecisos.

LEIA MAIS:  Ex-deputada famosa pela “dança da pizza” não se reelege vereadora

Os entrevistados que disseram ter escolhido Flávio Bolsonaro (PSC) na primeira etapa do pleito estão divididos entre: 51% para Crivella, 9% para Freixo, 36% nulo ou branco e 4% estão indecisos.

No grupo de eleitores de Indio da Costa (PSD), 45% pretendem votar em Crivella e 29% em Freixo, enquanto 23% planejam votar em branco ou anular e 4% estão indecisos. A pesquisa não revela o comportamento dos que votaram em Jandira Feghali (PCdoB) no primeiro turno.

Gestão Eduardo Paes

O levantamento revela que 25% dos participantes consideram a gestão do atual prefeito, Eduardo Paes ( PMDB ) como ótima ou boa e 37% avaliam a administração como regular. Para 36% dos entrevistados, o trabalho desenvolvido é ruim ou péssimo. Outros 2% não responderam.

Encomendada pela “TV Globo”, a pesquisa do Ibope foi feita entre os dias 26 e 27 de outubro e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) sob o protocolo RJ- 03731/2016.

LEIA MAIS:  Articulador do impeachment, PMDB é o partido com mais candidatos no País

No primeiro turno da eleição, Crivella teve 842.201 votos, o equivalente a 27,78% do total. Já Freixo foi escolhido por 553.424 pessoas, o que corresponde a 18,26% do total.

    Veja Também

      Mostrar mais