Fernanda Torres venceu não apenas o Globo de Ouro 2025 no último domingo (5) na categoria de melhor atriz em filme de drama. Ela também já levou o prêmio mais importante da literatura brasileira em 2018: o Jabuti . Seu livro “Fim” foi reconhecido pela destreza das palavras e a narrativa envolvente. Abaixo, conheça essa história escrita por Torres durante sua longa trajetória nas artes .
+ ‘Ainda estou aqui’: conheça o livro que inspirou filme brasileiro aclamado
A morte e vida de cinco cariocas
O livro “Fim”, de Fernanda Torres, foi publicado em 2013. Curto e intenso, a narrativa gira em torna da vida e da morte de cinco amigos, e a relação dos personagens é desenvolvida a partir das conversas entre eles. O livro é narrado de forma não linear, o que deixa a história ainda mais interessante.
Os cinco amigos relembram os momentos mais marcantes de suas vidas: festas, casamentos, separações, manias, inibições e arrependimentos.
Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio não larga a obsessão por sexo e drogas nem na velhice. Ribeiro é o cara atlético do grupo, que recorre à viagra para lidar com o arrefecimento da vida sexual. Neto é considerado o “antiquado”, fiel à esposa até os últimos dias. E Ciro é o Don Juan do grupo – mas o primeiro a morrer, abatido por um câncer.
Mesmo sendo o primeiro livro da autora, a escrita é madura, marcada pelo sarcasmo. O livro também escancara o machismo e como ele influencia nas relações de amor, amizade e autoestima dos personagens – tão diferentes entre si, mas que partilham a experiência do envelhecimento.
Apesar de perto do fim da vida, eles ainda almejam sucesso na carreira , realização pessoal e serenidade. Um dos grandes méritos do livro é que ele entretém o leitor ao mesmo tempo que o faz refletir sobre os temas mais intrínsecos da vida humana.
+ Outros livros para conhecer Marcelo Rubens Paiva, autor de ‘Ainda Estou Aqui’
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.