Qual a primeira pessoa do plural? Conheça as pessoas do discurso
Ludimila Ferreira
Qual a primeira pessoa do plural? Conheça as pessoas do discurso

Quando o assunto é gramática, pessoas do discurso não são indivíduos que estão em um palco discursando sobre algum tema. Trata-se de uma categoria que é essencial para compreensão da Língua Portuguesa, e define o domínio ou não de outros tópicos da gramática como a conjugação verbal e a concordância nominal. Ainda está um pouco confuso?

Abaixo, explicamos o que são – e quais são – as pessoas do discurso.

+ Qual é o plural de lápis?

O que são pessoas do discurso?

As pessoas do discurso também podem ser chamadas de pessoas verbais ou pessoas gramaticais. Elas indicam a posição de uma pessoa na comunicação . As pessoas do discurso são representadas pelos pronomes pessoais retos:

  • eu;
  • tu;
  • ele;
  • nós;
  • vós;
  • eles.

Enquanto a primeira pessoa do singular indica que a própria pessoa é quem fala (eu), a primeira pessoa do plural mostra que existe mais de um emissor da mensagem (nós).

Continua após a publicidade

Porém, também podem ser indicadas pelas desinências verbais, que são morfemas que se unem aos verbos (aqueles que acompanham os pronomes pessoais retos mencionados acima) para indicar as flexões de número (singular e plural), pessoa (1. ª, 2. ª ou 3. ª pessoa), modo (indicativo, subjuntivo e imperativo) e tempo (passado, presente e futuro).

Quer um exemplo? Esta é a conjugação do verbo “premiar” na primeira pessoa (pessoa) do singular (flexão de número), no pretérito imperfeito (tempo) do indicativo (modo):

  • Eu premiava .

+ Qual é o plural de “xerox”?

Continua após a publicidade

Quais são as pessoas do discurso?

  • 1.ª pessoa: indica quem fala – eu e nós;
  • 2.ª pessoa: indica com quem se fala – tu e vós;
  • 3.ª pessoa: indica de quem se fala – ele e eles;

  • 1.ª pessoa do singular: eu – indica que existe um emissor;
  • 2.ª pessoa do singular: tu – indica que existe um ouvinte;
  • 3.ª pessoa do singular: ele – indica que existe uma pessoa assunto;

  • 1.ª pessoa do plural: nós – indica que existe mais do que um emissor;
  • 2.ª pessoa do plural: vós – indica que existe mais do que um ouvinte;
  • 3.ª pessoa do plural: eles – indica que existe mais do que uma pessoa assunto.

+ Qual é o plural de “arco-íris”?

Continua após a publicidade

Exemplos

  • Eu gosto de escrever cartas para os meus avós todo Natal.
  • Tu te lembras quando marcamos de ir ao médico?
  • Ele comprou diversas guloseimas no mercado para comer durante a viagem de carro à praia.
  • Nós vamos viajar para a praia em novembro.
  • O professor quer falar com vós todas.
  • Eles irão responder pelas acusações com apoio de um advogado.

+ Qual é o plural de ônibus?

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!