Outros livros para conhecer Marcelo Rubens Paiva, autor de ‘Ainda Estou Aqui’

"Feliz ano velho", primeiro livro do escritor, foi o mais lido do Brasil na década de 1980

Foto: Taís Ilhéu
Outros livros para conhecer Marcelo Rubens Paiva, autor de ‘Ainda Estou Aqui’

Ainda Estou Aqui “, longa dirigido por Walter Salles, alcançou um feito raro para o cinema nacional e se mantém, desde que estreou, no topo das bilheterias . O filme mais assistido nas salas de cinema do país transporta os espectadores para o início da década de 1970, quando, durante a Ditadura Militar , o deputado cassado Rubens Paiva é preso, torturado e morto pelo Estado. A partir daí, acompanhamos a luta da viúva Eunice Paiva por justiça, enquanto cria sozinha cinco filhos. A história do filme não apenas é real, como foi inicialmente contada por um destes filhos, o escritor e jornalista Marcelo Rubens Paiva.

Em 2015, ele publicou o livro de mesmo nome , recontando o drama de sua família a partir das memórias da mãe – que viria a falecer três anos mais tarde. Embora tenha ganhado especial notoriedade com o filme, Marcelo Rubens Paiva reúne uma vasta obra literária e biográfica. Veja abaixo três destes livros para conhecer melhor o autor.

Feliz ano velho

Primeiro livro de Marcelo Rubens Paiva, foi publicado quando ele tinha apenas 23 anos. Trata-se de uma obra autobiográfica, em que o autor conta sobre o acidente que o deixou tetraplégico e os anos que se seguiram, enquanto adaptava-se à nova realidade e refletia os rumos da sua juventude. Mas aí vai um alerta: quem espera melodrama e uma história de superação, certamente não a encontrará em “Feliz Ano Velho”. Marcelo trata de sua nova condição com humor e sarcasmo, sem se render aos estereótipos projetados sobre pessoas com deficiências.

Feliz Ano Velho faz parte da lista de obras obrigatórias da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Continua após a publicidade

O orangotango marxista

O orangotango marxista

O próprio autor define “O orangotango marxista”, lançado em 2018, como uma “aula leve de filosofia” . No livro, ele lança mão da fábula – já que o protagonista é um animal – para propor uma revolução dos bichos, encabeçada por um orangotango vítima de experimentos científicos. De tanto ler às escondidas, o primata tornar-se um darwinista e mais tarde marxista, que observa os humanos e revolta-se com os rumos da sociedade.

Blecaute

Continua após a publicidade

Gosta de distopias e livros sobre o fim do mundo? Blecaute pode ser sua próxima leitura. O romance conta a história de três amigos que, na volta de uma viagem, descobrem que a cidade de São Paulo está completamente deserta – ou melhor, todos os moradores estão petrificados, e não se mexem mais. Aos poucos, vão descobrindo que a tragédia é maior do que imaginavam, e precisam lidar com a nova condição do mundo enquanto eles próprios desentendem-se e lidam com seus dilemas pessoais.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade