10 vezes que a Amazônia apareceu no Enem

A Amazônia vem protagonizando questões no Enem pelo menos desde 2010! Confira as perguntas que já apareceram na prova

Foto: Ludimila Ferreira
10 vezes que a Amazônia apareceu no Enem

Para ir bem no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), não basta praticar o conteúdo básico do ensino médio, também é necessário dominar as atualidades e saber relacioná-las às disciplinas. Quando se trata da Amazônia , por exemplo, o candidato deve ter na ponta da língua as características de Geografia, Biologia, Química e outras disciplinas associadas ao bioma, mas também carregar um bom repertório sobre as discussões atuais.

A floresta já protagonizou dezenas de perguntas no exame ao longo dos últimos anos, abordando localização, relevo, hidrografia, clima, fauna, flora e desafios que o bioma enfrenta. Com as mudanças climáticas cada vez mais presentes no dia a dia, é possível que no Enem 2024 a Amazônia siga sendo um tema recorrente.

Abaixo, veja 10 vezes que a Amazônia apareceu no Enem e confira os comentários de cada questão pelo Anglo Resolve!

+ Amazônia: tudo sobre o bioma e como ele pode cair no vestibular

Enem 2023

<span class="hidden">–</span> Inep/Reprodução

Resolução:

Quanto maior a diferença de eletronegatividade, maior será o caráter iônico. Dessa forma, o cátion que resultará em uma interação de maior caráter iônico será o potássio. Alternativa A .

<span class="hidden">–</span> Inep/Reprodução

Resolução:

O desmatamento da Floresta Amazônica está relacionado, principalmente, ao avanço de atividades econômicas na região, como a extração de madeira, a exploração de recursos minerais e atividades agropecuárias, sobretudo a criação de gado bovino e o cultivo de soja. Nesse contexto, é relativamente comum a prática da grilagem, que corresponde à apropriação de terras públicas, também denominadas terras devolutas, com o uso de documentos e títulos de propriedades falsificados. Alternativa A.

Continua após a publicidade

Enem 2022

<span class="hidden">–</span> Inep/Reprodução

Resolução:

A presença de rochas ígneas, ou magmáticas, é associada à ocorrência de minerais metálicos, por se tratar de tipos de rochas muito antigas, características da estrutura geológica denominada Escudos Cristalinos, cuja formação se deu no Pré-Cambriano. As manchas escuras no mapa representam as rochas ígneas e são, inclusive, associadas às áreas de grande exploração de minerais metálicos no Brasil, como ferro e bauxita, nas Serras do Carajás (PA) e Oriximiná (PA). Alternativa B.

Enem 2018

<span class="hidden">–</span> Inep/Reprodução

Resolução:

O texto apresentado mostra uma nova visão da ação antrópica histórica sobre a floresta amazônica. Segundo a pesquisadora, há mais de 8 mil anos, os habitantes locais já agiam no processo de domesticação vegetal, interferindo na evolução de várias espécies. Tais afirmações demonstram que a ação sobre a floresta não é um fenômeno recente, como descrito por diversos autores. Alternativa B.

<span class="hidden">–</span> Inep/Reprodução

Resolução:

Admitindo o poraquê como um gerador ideal, sua potência útil é dada por:

começar estilo tamanho matemático 14px reto P com reto u subscrito espaço igual a espaço reto i vezes reto U espaço então espaço reto P com reto u subscrito igual a parêntese esquerdo 2 reto A parêntese direito vezes parêntese esquerdo 600 reto V parêntese direito espaço então espaço reto P com reto u subscrito igual a 1200 reto W fim do estilo

De acordo com a tabela, o equipamento elétrico que apresenta potência aproximada similar à do poraquê (1200W) é a churrasqueira elétrica. Alternativa D.

Continua após a publicidade

Enem 2016

<span class="hidden">–</span> Inep/Reprodução

Resolução:

O texto apresenta ao leitor o livro Madeira de ponta a ponta, comentando, por exemplo, que os autores empregaram um “olhar jornalístico, crítico e ao mesmo tempo didático” e que a obra foi “guiada como uma reportagem, rica em informações ilustradas”. Alternativa A.

+ Entenda como a Amazônia afeta o clima do mundo todo

Enem 2015

<span class="hidden">–</span> Inep/Reprodução

Resolução:

A cultura de populações tradicionais, quilombolas e indígenas, atribui grande valor simbólico e, muitas vezes, significados religiosos ao seu território. O projeto, ao propiciar a aplicação das técnicas modernas de cartografia pelas próprias populações que habitam o local, impulsiona o sentimento de pertencimento e valoriza as identidades coletivas. Alternativa D.

Enem 2014

<span class="hidden">–</span> Inep/Reprodução

Resolução:

O clima amazônico é marcado pela intensa nebulosidade e pela formação de chuvas convectivas. Essa dinâmica atmosférica ocorre, pois a Amazônia está localizada na Região Equatorial, onde se verifica a zona de convergência intertropical. Portanto elevadas temperaturas geram uma área de baixa pressão atmosférica e constantes movimentos convectivos de ar. Alternativa E.

Enem 2013

<span class="hidden">–</span> Inep/Reprodução

Resolução:

A construção de grandes hidrelétricas na Amazônia Legal, região abrangida pela Floresta Amazônica, banhada pelas bacias hidrográficas do Tocantins-Araguaia e Amazônica (rios Xingu e Madeira), está associada a diversos impactos sociais, culturais e econômicos. Como exemplos, destacam-se a alteração de modos de vida tradicionais em tribos indígenas e comunidades ribeirinhas, e frequente necessidade de realojamento populacional das comunidades localizadas no entorno das obras. Alternativa C.

Continua após a publicidade

Enem 2011

<span class="hidden">–</span> Inep/Reprodução

Resolução:

Tanto a mineração como a infiltração de artérias rodoviárias causam problemas ambientais. No entanto, tratando-se de processo econômico, é a expansão da fronteira agrícola sobre o Domínio Amazônico o principal vetor dos impactos ambientais: nas últimas décadas do século XX, para favorecer a pecuária extensiva e a agricultura moderna de grãos (especialmente soja), a floresta equatorial vem sendo devastada de forma alarmante, causando preocupações nas parcelas mais críticas da sociedade. Alternativa B.

+ O que é a Amazônia Azul, tema de questão da Unicamp 2025

Quer saber mais sobre Amazônia e sua importância para o Brasil e o mundo? Acesse a Revista de Atualidades do GUIA DO ESTUDANTE, que voltou de cara nova e no formato digital. Nesta edição, você encontra tudo que precisa saber sobre as muitas Amazônias – a floresta, o bioma, a bacia hidrográfica e mais.

Entre as matérias da edição estão:

  • A resenha de duas HQs para entender o lugar do indígena no Brasil;
  • Um perfil de Chico Mendes, ativista ambiental morto há 35 anos;
  • Mapas que ajudam a entender a dimensão da Amazônia;
  • Uma reflexão sobre como conciliar preservação com desenvolvimento na região;
  • A influência da Amazônia no clima global e muito mais!

Como baixar?

A edição já está disponível no Goread , aplicativo que funciona como uma banca virtual de revistas. Ele é disponibilizado gratuitamente para clientes da Vivo , mas também pode ser assinado de forma avulsa . Além das revistas do Guia do Estudante, o Goread reúne títulos como Superinteressante , Veja , Capricho , Revista Piauí , e muitos outros.

Continua após a publicidade

+ Um guia com tudo que você precisa saber sobre as mudanças climáticas

Calendário Enem 2024

  • Inscrições: 27 de maio a 14 de junho
  • Pagamento taxa de inscrição: 27 de maio a 19 de junho
  • Pedido de tratamento pelo nome social: 27 de maio a 14 de junho
  • Solicitação de atendimento especializado: 27 de maio a 14 de junho
  • Resultado do pedido de atendimento especializado: 17 de junho
  • Recurso do pedido de atendimento especializado: 17 a 21 de junho
  • Aplicação das provas: 3 e 10 de novembro
  • Divulgação do gabarito: 20 de novembro
  • Divulgação do resultado: 13 de janeiro

+ Calendário: veja as datas do Enem e principais vestibulares

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade