Vai prestar ENEM? Veja uma lista de filmes que podem te ajudar a estudar

Domingo (21) é o primeiro dia da prova do ENEM, a principal porta de acesso ao ensino superior no Brasil. Para ajudar na revisão antes da prova, que consiste em questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias, além da redação, preparamos uma lista de filmes que podem colaborar com conteúdos relevantes. A curadoria é das professoras Elizabel Cristina de Souza e Silvia Regina Gomes, do Centro Paula Souza (SP)

Invictus

Recém-eleito presidente da África do Sul, Nelson Mandela usa a Copa do Mundo de Rúgbi no país para tentar unificar nação em um momento pós-apartheid. Na HBO Max

Reprodução

Tempo de Glória

Uma divisão do Exército dos Estados Unidos formada quase que totalmente por oficiais negros luta contra os Confederados e contra o preconceito racial latente no país durante a Guerra Civil. A história é contada a partir do ponto de vista do Coronel Shaw, comandante branco da unidade. Disponível na HBO Max

Reprodução

Guerra ao Terror

Os confrontos no Iraque são o pano de fundo para a história que narra a jornada de do sargento Renner, que atua em um esquadrão antibombas, é enviado para Bagdá poucos dias antes de receber a dispensa do Exército. Disponível no Netflix.

Reprodução

A lista de Schindler

Um clássico sobre a Segunda Guerra Mundial. O filme conta a história de um empresário alemão que salvou mais de mil judeus holandeses durante o Holocausto. No Netflix.

Reprodução

O menino do pijama listrado

Durante a Segunda Guerra, Bruno, um garoto filho de um oficial do exército alemão, se muda com a família para a região de um campo de concentração. Lá, ele conhece um Shmuel, uma criança judia, entre o arame farpado dos campos, nasce uma amizade proibida. No Telecine Play.

Reprodução

Entre os Muros da Escola

Violência, desinteresse, tensões étnicas e culturais e outros desafios de um determinado professor em uma escola pública são retratados nesse longa francês. Na Apple TV.

Reprodução

O Começo da Vida

Este documentário faz uma análise profunda sobre a importância dos primeiros anos de vida na formação dos seres humanos. Disponível na Netflix.

Reprodução

Para sempre Alice

Uma renomada professora de linguística é diagnosticada com Alheimer no momento em que se considera realizada na carreira. Na HBO Max.

Reprodução

Milagre na cela 7

Memo, um pastor de ovelhas com deficiência mental, é acusado injustamente de matar a filha de um comandante do exército turco e é condenado a morte. Ao lado da filha, ele inicia uma emocionante jornada na tentativa de provar sua inocência. No Netflix.

Reprodução

Estrelas além do tempo

Três mulheres negras lutando contra o preconceito racial e o machismo da sociedade norte-americana dos anos 1960. Disponível no Google Play.

Reprodução

A Teoria de Tudo

Filme baseado na história do astrofísico Stephen Hawking. Aos 21 anos, o cientista descobriu que tinha Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), fato que não abalou sua incrível trajetória no mundo da ciência. Disponível no Globoplay, no Star+ e na Apple TV

Reprodução

Getúlio

Com passagens importantes da história brasileira, 'Getúlio' mostra os últimos 16 dias de vida do presidente, presisonado por uma intensa crise política e as denúncias de envolvimento em um atentado. No Netflix.

Reprodução

Lincoln

A luta do presidente Abraham Lincoln em favor de uma emenda à Constituição norte-americana que poderia acabar com a escravidão em meio à Guerra Civil no país.

Reprodução

Tropa de Elite 2

'Tropa de Elite 2' trouxe as milícias, assunto comum no dia a dia do brasileiro na atualidade, para as telonas. O longa explora as relações excusas de policiais com criminosos no Rio de Janeiro, e mostra como as disputas políticas sustentam uma realidade sangrenta no estado.

Reprodução