Saiba 4 formas de usar a nota do Enem para cursar o ensino superior

Resultado da prova pode ser usado para bolsas de estudo, financiamento e até mesmo ingresso em universidades estrangeiras

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil - 13/11/2022
Primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece na próxima semana

primeira etapa da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece já na próxima semana com as provas de linguagens (português e língua estrangeira), ciências humanas e redação. As notas obtidas pelos candidatos podem ser usadas para concorrer a  vagas no ensino superior público, além de bolsas de estudo e financiamento.

Caso já tenha pago a taxa de inscrição, mas ainda esteja em dúvida se vale a pena prestar o Enem nos próximos dias 5 e 12 de novembro, confira quatro formas de usar a nota da prova:

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Foto: Juca Varella/Agência Brasil - 16/02/2023
Página do SISU 2023 na internet.

Sisu é um programa do governo que reúne vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior ao redor do Brasil, sendo a maioria delas instituições federais.

O processo e a inscrição são feitos de forma gratuita e pela internet, usando a nota do Enem. Os estudantes são selecionados por ordem maior de classificação, levando em consideração um número limite de vagas por curso e modalidade, seguindo a escolha dos candidatos inscritos.

Para se inscrever, o aluno precisa ter prestado o Enem e não ter zerado a  redação. Após se inscrever no  site do Sisu,  o estudante pode escolher até duas opções de curso para concorrer a uma bolsa integral. 

Os candidatos que não conseguirem as bolsas, após a divulgação dos resultados, podem realizar a inscrição na lista de espera para concorrer a vagas que não foram preenchidas.

Programa Universidade Para Todos (Prouni)

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Inscrição é feita pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Prouni oferta bolsas de estudo integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso) em universidades particulares de todo o país. O programa é destinado a estudantes que ainda não têm diploma de nível superior.

Para  se inscrever, no entanto, o candidato deve atender a alguns requisitos:

  • Para bolsa integral, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. No caso da parcial (de 50%), a renda per capita exigida é de até três salários mínimos; 
  • Ter obtido nota superior a 450 no Enem;
  • Não ter zerado a redação;
  • Não ter diploma de ensino superior.

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

Foto: Marcello Casal Jr/Arquivo/Agência Brasil
Novo Fies


Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem o objetivo de conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos. O financiamento também pode ser de forma integral ou parcial, mas varia de acordo com a renda do candidato.

Os que tiverem a inscrição aprovada podem começar a pagar as prestações do financiamento respeitando seu limite de renda.

Estão aptos a participar dos processos seletivos os que:

  • Tenham participado do Enem a partir da edição de 2010;
  • Tenham obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450;
  • Não tenham zerado a redação;
  • Tenham renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Instituições estrangeiras

Foto: Divulgação - 26.09.2022
Universidade de Coimbra, em Portugal

A nota do Enem ainda pode ser usada para concorrer a vagas em instituições de ensino superior em Portugal que têm convênio com o  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

O acordo permite que as instituições tenham acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em estudar em Portugal.

A lista, que inclui mais de 50 universidades, pode ser conferida no portal gov.br.