Enem 2020
No último ano, mais de 87 mil candidatos zeraram na produção textual. Entre as principais razões estão: fuga ao tema, cópia do texto motivador e texto insuficiente.
Saiba como garantir um bom desempenho na dissertação
No último ano, mais de 87 mil candidatos zeraram na produção textual. Entre as principais razões estão: fuga ao tema, cópia do texto motivador e texto insuficiente.
O Enem é uma prova que exige um formato específico de texto. Ele deve ser dissertativo-argumentativo, com introdução, argumentos e conclusão. O aluno deve se atentar a tese que deseja defender e propor soluções. Poesias, crônicas e outros tipos de textos não serão aceitos.
Segundo o edital do Inep, o participante deve respeitar a proposta de texto do exame e não fugir do tema proposto. É muito comum que os alunos desviem do foco principal, tangenciando o conteúdo do texto. Vale a pena ler com atenção a proposta e sinalizar os termos mais importantes da coletânea.
Folha em branco ou texto com menos de 7 linhas não são considerados na avaliação. O aluno deve prestar atenção ao tempo de prova e deixar o texto na folha de redação, caso fique na folha de rascunho, a banca avaliadora não irá considerá-lo.
No Enem, toda proposta de redação está acompanhada de uma série de textos motivadores que direcionam o aluno sobre o tema, mas que não devem ser copiados. O Inep considera como cópia: três ou mais palavras iguais aos textos, reprodução das mesmas frases, alteração apenas do plural/singular ou tempos verbais.
Rabiscos, desenhos ou sinais impróprios levam à nota zero. O aluno deve deixar a página com sua produção textual o mais limpa e clara possível, rasuras devem ficar na folha de rascunho.
A língua estrangeira, seja espanhol ou inglês, só é avaliado em questões da prova de linguagens. A redação deve ser escrita em português e com letra legível.
A folha da redação é destinada apenas para produção textual, espaços tomados por contas matemáticas ou resolução de outros exercícios levam à nota zero. Como o aluno não deve ser identificado na banca examinadora, folhas com assinaturas ou rubricas serão desclassificadas.
Tanto na prova online, quanto na prova presencial, o aluno deve escrever a redação a mão e com caneta preta fabricada em material transparente. Outras cores não são detectadas pela máquina responsável pela leitura dos gabaritos.