Enem 2021: o que levar, regras e itens proibidos; veja dicas para a prova

Primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (21); veja como se preparar para a avaliação

Saiba o que levar para fazer a prova

É sempre bom checar se todos os itens essenciais estão em ordem antes de partir para o local da prova. Além do documento oficial de identificação com foto e da caneta esferográfica de tinta preta — em material transparente —, a máscara de proteção contra a Covid-19 é um item obrigatório.

FOTO%3A AGÊNCIA BRASIL

Fique atento à hora de fechamento dos portões

Conferir o local onde o estudante vai realizar o Enem com antecedência pode evitar atrasos, além de sair de casa bem antes do horário de abertura dos portões — que abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília.

Fernando Frazão/Agência Brasil

Cuidado com objetos proibidos

Telefones celulares, tablets, relógios inteligentes ou qualquer outro componente eletrônico deve ser desligado e mantido guardado em um porta-objetos lacrado desde a entrada na sala até o final da avaliação. Outros itens como canetas não transparentes, réguas, borrachas, calculadoras e lápis também não são permitidos.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil.jpg

Tenha uma estratégia para otimizar o tempo

Na hora de fazer a avaliação, é importante ter uma estratégia para o candidato não perder tempo. Começar pela área que o estudante tem mais facilidade, ou pela redação, por exemplo, pode ser uma tática.

Reprodução/Internet

Lembre-se do gabarito

Além de responder às questões, é importante lembrar que as respostas precisam ser passadas para o gabarito. O ideal é que o candidato separe os 30 minutos finais para fazer isso com calma.

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Leve um lanche

Beber bastante água e se alimentar bem para fazer a prova é essencial. Levar um lanche leve e fácil de ser transportado também pode ajudar, tendo em vista que o aluno ficará esperando para entrar na sala durante a hora do almoço.

Reprodução