5 temas que podem cair na redação do Enem 2021

As apostas para este ano são assuntos ligados a educação, saúde, internet e meio ambiente. Confira!

1 - Saúde e medicina preventiva

O Enem pode trabalhar a maneira dos brasileiros terem uma melhor condição de vida. A discussão pode envolver acompanhamento médico, atividades físicas, rotina alimentar e prevenção de doenças.

Pexels

2 - Impactos da superexposição aos recursos digitais e à internet

A proposta pode pedir que seja analisado as consequências de uma vida totalmente ligada a internet, como, por exemplo, os efeitos para saúde física, psicológica e a qualidade das relações.

Reprodução%3A ACidade ON

3 - Meio ambiente: a escassez hídrica no Brasil

Desastres ambientais sempre podem ser pauta para a redação. Atualmente o país vive um risco de indisponibilidade de recursos hídricos e elétricos, além da falta de saneamento básico. Diante disso, o Enem pode pedir soluções para esses problemas ecossistêmicos.

Divulgação%3A Sabesp

4- Evasão escolar no Brasil

A problemática abordada na prova pode focar na pandemia, visto que escolas de todo o mundo foram fechadas durante a crise sanitária. No entanto, a evasão escolar também está ligada a falta de escolas, bullying e condição econômica do estudante.

Banco de imagens/Pixabay

5 - Efeitos do sedentarismo no Brasil

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é um dos países com mais sedentários no mundo, o que foi intensificado pela pandemia com o ensino à distância e o home office. Dessa forma, o Enem pode querer abordar as consequências do sedentarismo para a Saúde Pública e para os cidadãos.

Foto%3A Pixabay