MEC planeja lançar game para combater efeitos da pandemia na alfabetização
Pasta contratou instituto para desenvolver o jogo, de origem finlandesa, e vai fazer campanhas publicitárias para divulgar a iniciativa
Por Agência O Globo |
O Ministério da Educação (MEC) vai disponibilizar um jogo de leitura, o GraphoGame , que serve de apoio à alfabetização. O objetivo é diminuir o impacto do fechamento das escolas durante a pandemia . O Instituto do Cérebro, ligado à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, foi contratado para desenvolver a versão em português do "game".
A contratação custou R$ 100,5 mil e foi feita sem licitação pelo MEC . O instituto é parceiro exclusivo da instituição finlandesa que fornece o jogo. Está previsto, segundo fontes ligadas ao projeto, um gasto maior, de cerca de R$ 1,5 milhão, em peças publicitárias para divulgar o projeto.
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O jogo deve treinar habilidades em leitura de alunos em fase de alfabetização. A ideia é disponibilizar o programa gratuitamente para ser baixado em celular ou computador. Uma vez baixado, a ideia é que o jogo possa ser usado sem acesso à rede, como forma de driblar a falta de acesso à internet no país.
Muitos países, desenvolvidos e subdesenvolvidos, fazem uso da ferramenta em suas políticas públicas. Há experiências relatadas de utilização nos Estados Unidos no contexto da pandemia, para medir o nível de regressão da aprendizagem dos alunos decorrente do afastamento da escola.
No Brasil, não se sabe ainda se o jogo será utilizado dentro de uma estratégia envolvendo educadores. Nem como o governo garantirá o acesso ao público. O Ministério da Educação (MEC) foi procurado pelo GLOBO sobre o tema, mas não retornou.