Enade é adiado para 2021 por causa da pandemia de Covid-19

Adiamento foi confirmado pelo presidente do Inep, Alexandre Lopes, nesta quarta (1º). Nova data será definida de acordo com calendários acadêmicos

Prova do Enade é aplicada para estudantes do ensino superior
Foto: Rodrigo Zanotto/ Especial para a AAN/RAC
Prova do Enade é aplicada para estudantes do ensino superior

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação, adiou nesta quarta-feira (1º) a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), prova aplicada para estudantes do ensino superior.

O exame foi adiado para 2021 por conta das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), mas ainda não tem uma data definida. A plicação deve impactar todo o cronograma de aulas de instituições de ensino superior de todo o Brasil.

De acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, a nova data será redefinida conforme os ajustes dos calendários acadêmicos. "Primeiro, nós precisamos saber como será a retomada das aulas nas instituições de ensino superior, como vai ser a conclusão do segundo semestre de 2020, para então podermos definir a data de aplicação do exame", afirmou.

Criado em 2004, o Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.

Nesta quarta também  saiu o resultado da enquente que o MEC realizou para verificar em que data os candidatos querem fazer a prova. De acordo com o resultado, metade dos participantes respondeu que prefere que a avaliação seja feita em maio de 2021.