Comissão aprova convite para ministro falar sobre problemas no Enem

Comissão de Educação do Senado deve conversar com Weintraub sobre problemas envolvendo correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Foto: Agência Brasil
Weintraub

Na primeira reunião de 2020, a Comissão de Educação (CE) do Senado aprovou nesta terça-feira (4) convite para que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, compareça à reunião do colegiado na próxima terça-feira (11). Weintraub deve falar sobre problemas na correção de provas do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) 2019.

Inicialmente, a ideia do senador Randolfe Rodrigues ( Rede- AP), autor do requerimento, era convocar o ministro, mas a comissão preferiu o convite. Caso ele não compareça, os senadores do colegiado não descartam a possibilidade de convocá-lo.

Leia também: "O Brasil não vai suportar outros 11 meses neste ritmo", diz Tabata Amaral

Histórico

Depois de reclamações de estudantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( Inep ), responsável pela realização do Enem, reconheceu que foram encontrados casos de inconsistências na correção de provas do exame. O erro, segundo o Inep, afetou afetou exatamente 5.974 de candidatos, 0,15% dos 3,9 milhões de inscritos que fizeram as provas em 3 e 10 de novembro, e foi provocado pela gráfica responsável pela impressão da prova. O resultado foi divulgado após reparação das notas.