Inep anula questão do Enem 2019

Questão da prova de Ciências Humanas foi desconsiderado por ter aparecido em prova de 2018 aplicada para candidatos com deficiência visual

Questão anulada abordava dimensão política do problema da fome.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Questão anulada abordava dimensão política do problema da fome.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ), anulou uma questão da prova de Ciências Humanas.

Leia também: Instituições de ensino têm até dia 25 para aderirem ao ProUni 

De acordo com o órgão, a questão anulada era a número 90 do caderno azul; 78 do caderno Amarelo; 66 do caderno branco e 72 do caderno rosa. O item foi anulado porque já tinha aparecido na prova de 2018 aplicada para candidatos com deficiência visual.

A questão abordava a dimensão política associada ao problema da fome. Segundo o enunciado "A fome não é um problema técnico, pois ela não se deve à falta de alimentos, isso porque a fome convive hoje com as condições materiais para resolvê-la".

O Inep afirma que a anulação não compromete o cálculo do resultado final do exame já que a Teotira da Resposta ao Item (TRI) equaliza os resultados de acordo com o grau de dificuldade de cada questão.

Leia também: Candidato do Enem têm até esta segunda para pedir reaplicação de prova

"Por isso, a anulação de um item, ou mesmo a aplicação de provas com itens diferentes, não compromete o processo de estimação da nota das participantes", diz a nota do Inep.