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Exercícios de preparação teatral e de meditação podem ser aliados na hora de manter a atenção na prova. Descansar antes também é importante

Estudante antes do Enem arrow-options
Paulo Guereta/Agência O Globo
Enem é considerado 'prova de resistência'

A prova do Enem , aplicada em dois dias durante mais de 5 horas em cada, é uma verdadeira maratona. Para conseguir ir bem no exame é preciso estar descansado, mas, mesmo assim, às vezes pode ser difícil manter o foco. Meditação e alongamento são algumas dicas para não se distrair. Confira!

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Liana Ferraz, professora da Graduação e coordenadora de Mestrado do Célia Helena Centro de Artes e Educação explica que algumas técnicas de teatro podem ser usadas pelos candidatos durante a prova. 

Ela recomenda incluir na preparação para a prova momentos de relaxamento , em que o aluno faz exercícios de respiração para retomar a sensação de tranquilidade. "O estudante pode incluir músicas que o ajudem a acalmar-se e concentrar-se. Só é preciso ter cuidado com a escolha das canções, pois sons muito acelerados podem aumentar a tensão".

Durante o exame, a professora afirma que é importante que os alunos estejam atentos a aos sinais do próprio corpo e os sintomas de nervosismo. "Para os alunos, a técnica de relaxamento com massagem é ótima antes e durante o exame, que é longo e exige bastante do corpo. Estar confortável é fundamental para manter a concentração e ter o melhor desempenho na prova", diz.

Liana relembra ainda que diante de uma questão mais difícil ou por conta do cansaço, o aluno pode começar a pensar no que acontecerá depois do exame. "É importante permanecer no tempo presente e focar em uma questão por vez. Se o foco flutuar para o futuro, tente perceber o corpo: como os pés estão apoiados no chão, como estão as mãos e a velocidade do coração. Observe a sala, o mobiliário e as pessoas que estão no local. Respire. Caso sinta necessidade, alongue-se. Às vezes, são necessários alguns instantes de pausa para então retomar a concentração", finaliza.

Na Escola Estadual Milton da Silva Rodrigues, em São Paulo, os alunos do último ano do ensino médio participaram de atividades de meditação para aliviar o estresse e ativar a memória antes do Enem. Praticar a meditação antes ou durante a prova pode ajudar também a manter a concentração. Para quem ainda não tem familiaridade com a técnica, aplicativos gratuitos podem ajudar ajudar.

Ao longo desta semana, no Colégio Franciscano Pio XII, também em São Paulo, as turmas da 3ª série do ensino médio participaram do “Respira Terceirão”, quando os estudantes foram incentivados a tocar instrumentos e cantar para acalmar os ânimos antes da prova.

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“Ao mesmo tempo em que mantemos as aulas em nível de aprofundamento e estudo, oferecemos um espaço em que a música é utilizada como um meio de relaxamento. Entendemos que o controle emocional em época de Enem e vestibulares é de fundamental importância”, explica Viviane Paiva Direito, coordenadora pedagógica da escola.