Estudantes chegando para primeiro final de semana do Enem 2019
Igor do Vale/Agência O Globo
Estudantes chegando para primeiro final de semana do Enem 2019

Neste domingo (10) acontece o segundo dia de provas do Enem 2019. Desta vez, a prova terá questões de matemática, química, física e biologia, as áreas de exatas e biológicas. Um levantamento da SAS Plataforma de Educação analisou as provas do Enem dos últimos 10 anos e aponta quais são os cinco temas mais cobrados. 

Leia também: Textos 'enxutos' e menos tempo: o que esperar do segundo dia de provas do Enem

Na prova de matemática , os assuntos preferidos dos avaliadores são geometria; aritmética básica — ou seja, quatro operações, potência e raiz —; escala, razão e proporção; funções (exponencial, logarítmica, de primeiro e segundo grau) e gráficos e tabelas. Já na prova de física , os temas que mais apareceram nos últimos anos foram mecânica, eletricidade e energia, ondulatória, termologia e óptica. 

Em química , os assuntos mais cobrados foram físico-química, química geral, química orgânica, meio ambiente e energia. O professor da matéria no colégio Mopi no Rio de Janeiro, Ricardo Lavandier, é importante prestar atenção aos acontecimentos científicos da atualidade. 

Leia também: Redações do Enem serão corrigidas por 5,1 mil avaliadores

Para o professor de biologia do colégio Mopi, Luiz Rafael Silva, muitas questões trazem no próprio enunciado o caminho para a resolução. “Nunca descarte o enunciado das questões de Biologia, ele é imprescindível”, afirma. Na seção de biologia o levantamento aponta que os temas que mais se repetem são humanidade e meio ambiente; citologia; istologia e fisiologia animal; biotecnologia e fundamentos da ecologia.

Todos os profissionais lembram ainda que para fazer uma boa prova é importante estar descansado. Dormir e se alimentar bem na véspera da prova e manter-se hidratado são dicas essenciais para ir bem no Enem 2019.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!