Alunos da rede pública paulista se destacam em competição de robótica nos EUA

Estudantes de três escolas estaduais de Taubaté foram bem na "Copa do Mundo da Robótica", que aconteceu no último final de semana, em Houston

Alunos da rede pública de Taubaté se destacaram em competição de robótica
Foto: Divulgação/Secretaria da Educação do Estado
Alunos da rede pública de Taubaté se destacaram em competição de robótica

A equipe Taubatexas #7459, formada por alunos de escolas da rede pública da cidade de Taubaté, em São Paulo, ficou na 28ª colocação entre 67 competidores, na maior competição de robótica do mundo, o FIRST Championship, que aconteceu em Houston, nos Estados Unidos, no último final de semana.

Formado por 18 alunos de três escolas estaduais da região, a Amador Bueno da Veiga, Jacques Feliz e Newton Câmara Leal Barros, o grupo foi orientado por três engenheiros. Nas eletivas regionais, em março, os estudantes já haviam garantido o 1º lugar.

Rodrigo Furtado, um dos orientadores do projeto, explicou ao site da Secretaria de Educação de São Paulo que a experiência e a participação na competição já é um fator motivacional para dar continuidade ao trabalho com os jovens.

“A experiência de disputar uma competição internacional é única para os alunos. Eles têm a oportunidade de conhecer gente nova, ter contato com outro idioma."

Uma das escolas que cederam estudantes, a Amador Bueno de Beiga, faz parte do Programa de Ensino Integral (PEI) e é onde acontecem as reuniões com os pais, conforme lembra Juraci Santana, diretora da unidade. “Os pais e a comunidade ficaram animados com os projetos e estão apoiando os alunos”, afirmou.

Conhecida como " Copa do Mundo da Robótica " por conta do formato de disputa, a FIRST Championship aconteceu este ano no Minute Maid Park, em Houston, no Texas. A organização tem parcerias com a empresa Lego e conferências de robótica com alunos do mundo todo para estimular o desenvolvimento de projetos de robótica e tecnologia.