O Fies ajuda o estudante de baixa renda a financiar o valor do seu curso
Divulgação
O Fies ajuda o estudante de baixa renda a financiar o valor do seu curso

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou pela segunda vez o prazo para que as instituições de ensino validem as inscrições dos alunos participantes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A nova data limite é dia 12 de abril.

Leia também: MPF pede esclarecimentos à comissão que avaliou pertinência das questões do Enem

A extensão de prazo se deu porque um problema no sistema impedia a troca de informações com o agente financeiro, impossibilitando a contratação do financiamento com os bancos. O MEC informou que todos os estudantes adeptos ao Fies foram informados sobre os novos prazos por e-mail e SMS.

Esta é a  terceira prorrogação de prazo. Inicialmente, os alunos teriam até o dia 7 de março para a etapa de complementação da inscrição. Em seguida, uma nova mudança determinou o dia 5 de abril como data limite e, agora, acontece o terceiro adiamento.

Com as falhas, os estudantes que dependem do financiamento para cursar o ensino superior viviam momentos de incerteza e medo de reprovação. O Ministério da Educação , no entanto, afirma que com a nova data os estudantes que estiverem frequentando as aulas regularmente não serão prejudicados e não correm risco de perder o semestre.

“Não há motivo de preocupação nem de cobrança dos estudantes por parte das instituições”, afirmou o diretor de gestão de Fundos e Benefícios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Luiz Blumm. “Após a contratação, as instituições serão ressarcidas retroativamente. O prazo foi estendido até o dia 12 para que todos os alunos tenham a validação completa.”  

Em nota divulgada no site oficial, o Ministério da Educação relembra os alunos que após a validação das informações, o MEC tem três dias úteis para repassar as informações dos estudantes para as instituições bancárias. Depois disso, fica a cargo do próprio aluno a contratação do financiamento junto ao banco, e isso deve ser feito dentro de 10 dias úteis.

Leia também: Taxa de inscrição do Enem sobe para R$ 85; veja cronograma completo

O Fies pode ser acessado por estudantes de baixa renda que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tenha obtido média aritmética das notas igual ou superior a 450 e nota superior a zero na redação. O Fies pode ser solicitado pelo estudante em qualquer etapa do curso.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!