Tamanho do texto

Entre esta terça-feira (11) e quarta-feira (12), estudantes de 16 municípios realizarão novamente o Enem 2018; locais de prova estão disponíveis no site

Em novembro, mais de 4 milhões de estudantes participaram do exame do Enem 2018
Reprodução/ Valter Campanato - Agência Brasil
Em novembro, mais de 4 milhões de estudantes participaram do exame do Enem 2018

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será reaplicado entre esta terça-feira (11) e esta quarta-feira (12) em 16 municípios, para 2,7 mil estudantes que tiveram sua prova cancelada devido a problemas logísticos, como falta de luz, erro na identificação do participante por documento apresentado; não cumprimento do tempo de prova previsto, eliminação indevida, entre outros imprevistos.

Leia também: Saiba como usar a nota do Enem e planeje-se

Além dos candidatos que terão direito de reaplicação de um ou dois dias do Enem 2018 , na mesma data também serão aplicadas as provas para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa ( Enem PPL ). De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 41.044 candidatos se inscreveram e o exame será aplicado em 1.436 unidades em todos os estados brasileiros.

Apesar de as provas serem diferentes da edição regular, os níveis de dificuldade são semelhantes, devido à metodologia usada pelo Enem chamada de Teoria de Resposta ao Item (TRI), o que permite que as notas dos candidatos ainda sejam comparadas, mesmo que as provas sejam de edições diferentes.

Leia também: Fies ofertará 100 mil vagas em 2019 por meio de financiamento direto do governo

Os locais de prova estão disponíveis desde o dia 5 de dezembro na página do participante do Enem. Para ter acesso à informação, o candidato precisa ter o número do CPF e senha de cadastro realizada no ato da inscrição.

A aplicação do Enem regular aconteceu nos dias 4 e 11 de novembro em 1,7 mil municípios. Os mais de quatro milhões de estudantes que participaram da prova poderão usar as notas do Enem, que serão divulgadas no dia 18 de janeiro de 2019, para ingressar em universidades particulares que aceitem o exame como porta de entrada e concorrer a vagas no ensino superior público através do Sistema de Seleção Unificada ( Sisu ), que estará aberto entre os dias 22 e 25 de janeiro.

Leia também: Saiu o resultado do Sisu e conseguiu vaga na 2ª opção? Saiba o que fazer

Além disso, a pontuação do Enem 2018 pode ser usada pelo candidato para concorrer a bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), candidatar-se a uma das 100 mil vagas que serão ofertadas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2019, e participar de processos  seletivos de universidades no exterior, como em Portugal, por exemplo.

*Com informações da Agência Brasil. 

    Leia tudo sobre: Fies
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas