Confira os possíveis temas da redação do Enem 2018

O tema da redação só é descoberto na hora da prova, por isso é preciso se informar sobre diferentes problemas sociais e estar preparado para escrever sobre eles

No próximo dia 4 de novembro os estudantes que farão a prova do  Exame Nacional do Ensino Médio responderão a 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 questões de Ciências Humanas e farão a redação. Neste dia, o que costuma gerar mais ansiedade é o tema da redação do Enem.

Isso acontece porque o tema da redação do Enem é um suspense até a chegada do grande dia e fica difícil treinar a escrita do texto. Assim, todos os anos muitos são os palpites de possíveis temas para uma das partes mais importantes da prova.

Foto: shutterstock
Os alunos precisam estudar os possíveis temas da redação do Enem para estarem minimamente preparados


Em cima desses palpites, os possíveis problemas sociais abordados – o tema sempre está relacionado a isso – são estudados a fundo. É uma tentativa dos estudantes em estarem minimamente preparados para escrever o texto e alcançar uma boa nota no final.

Para te ajudar a se preparar para o Enem 2018 , a Stoodi , plataforma de educação a distância, listou 10 possíveis temas. Vale destacar que, de acordo com o edital do Enem, textos que desrespeitem os direitos humanos podem perder até 200 pontos na composição final da nota.

Possíveis temas da redação do Enem 2018

1) A importância do esporte como instrumento de inserção

esporte é visto como um forte instrumento de inclusão social e abre portas para que muitas pessoas realizem grandes conquistas ao longo da vida. A falta de inclusão social é um problema que pode ser apresentado na redação do Enem, e o esporte pode ser uma forma de solucioná-lo.

Caso esse seja o tema, é importante destacar o reflexo positivo dos valores que o esporte traz para a vida de quem pratica e como ele funciona como ferramenta de inserção social. É importante ressaltar algumas das habilidades que ele ajuda a desenvolver, como trabalho em equipe, disciplina, acolhimento e o respeito com os outros participantes.

2) Cyberbullying e crimes virtuais

As pessoas passam cada vez mais tempo conectadas à internet e de olho em suas redes sociais. Isso aumenta as chances de exposição a possíveis bullyings e crimes virtuais. Como evitar que isso aconteça e que medidas tomar em caso de ser vítima de um desses problemas?

Se esse for o tema escolhida para redação do Enem 2018, é essencial debater a importância da família e também da escola como agentes no processo de conscientização sobre esses problemas, que podem causar transtornos, especialmente entre jovens.

Leia também: Assista aulão do ENEM e prepare-se para a prova mais importante do ano

3) Mobilidade urbana

Foto: Divulgação
Mobilidade urbana pode ser um dos temas da redação do Enem

A mobilidade urbana é um dos grandes desafios da sociedade moderna, que se desenvolve cada vez mais nos grandes centros, tornando o deslocamento algo complexo e que precisa ser analisado com cuidado. No Brasil, esse desafio é ainda maior pela falta de investimentos na área.

Caso seja o tema da redação, é preciso expor com dados concretos os impactos que a dificuldade na mobilidade urbana provoca nas cidades, as perdas e também os ganhos com cidades pensadas para o transporte público e de massa.

4) Educação alimentar e seus desafios

Em uma sociedade cada vez mais apressada e sem tempo, a preocupação com a alimentação correta e saudável acaba ficando em segundo plano. Por isso, um dos possíveis temas para a redação Enem deste ano é o desafio de criar uma  educação alimentar no século XXI.

Se esse for o tema, é importante destacar os custos que são gerados na área da saúde por causa da má alimentação, como isso prejudica a qualidade de vida da sociedade como um todo. Também é necessário ressaltar medidas para disseminar uma boa alimentação e quais os ganhos reais dessa mudança.

5) Gestão de resíduos

O mundo atual é formado por sociedades altamente consumistas, que geram toneladas de lixo diariamente. Um dos grandes desafios da modernidade é a correta gestão desses resíduos , com etapas essenciais como fases de coleta, transporte, transbordo, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente apropriadas.

Se gestão de resíduos for o tema da redação deste ano, é importante destacar os impactos de uma fraca infraestrutura para esse tipo de serviço e como pode influenciar na vida da sociedade. E na proposta de intervenção informar como melhorar esse processo com medidas concretas.

6) Preconceito linguístico na sociedade brasileira

Foto: Divulgação
A variação linguística característica do Brasil é um dos possíveis temas da redação do Enem

O Brasil é um país de dimensões continentais, por isso, é muito comum encontrar os mais variados sotaques e formas diferentes de dizer a mesma coisa. Isso provoca inúmeros preconceitos linguísticos , que podem ser prejudiciais para a convivência saudável da sociedade.

Caso apareça no Enem deste ano como tema de redação, será preciso mostrar os desafios em reduzir esse tipo de preconceito e a importância da manutenção da cultura local e suas raízes para o desenvolvimento da sociedade e de seus povos com suas particularidades.

É essencial acompanhar o noticiário e estar de olho nas principais notícias da atualidade para entender melhor quais os possíveis temas e ter dados importantes para basear o seu desenvolvimento de texto.

Como dica essencial para ir bem em qualquer tema da redação do Enem , é importante praticar escrevendo bastante. Para isso, você pode utilizar temas que ainda não caíram no exame ou tentar praticar com assuntos que já apareceram em anos anteriores.