Unicamp encerra nesta quarta-feira (5) o período para inscrições no vestibular 2019
Divulgação
Unicamp encerra nesta quarta-feira (5) o período para inscrições no vestibular 2019

Atenção, vestibulandos! A Universidade de Campinas (Unicamp) encerra nesta quarta-feira (5) o  período para inscrições no vestibular 2019. Ou seja, aqueles que ainda quiserem concorrer às vagas têm até as 23h59 de hoje para entrar no site da comissão organizadora do exame (Comvest) e preencher o cadastro de candidato.

Além do cadastro, é necessário pagar a taxa de inscrição no vestibular 2019 da Unicamp, que é de R$ 170. Porém, segundo a universidade, esse pagamento pode ser feito até a próxima quinta-feira (6). Ao todo, a Unicamp concederá isenção na taxa para 7,6 mil estudantes.

Nesta edição do vestibular, serão oferecidas 3,3 mil vagas, que serão preenchidas em todos os 69 cursos de graduação nos campi instalados nas cidades de Campinas (SP), Limeira (SP) e Piracicaba (SP). Neste ano, 20% das vagas serão preenchida pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para conquistar uma dessas vagas, os candidatos precisam se sair bem nas duas fases do vestibular. A primeira fase do processo seletivo será aplicada no dia 18 de novembro e a segunda ocorre nos dias 13, 14 e 15 de janeiro do ano que vem.

Alguns cursos, porém, exigem uma terceira prova, que avalia as habilidades específicas dos candidatos. De acordo com a Comvest , essas avaliações serão feitas entre os dias 21 e 25 de janeiro, com exceção aos cursos de música – que terão tais provas divididas em duas etapas, a primeira, de 10 a 17 de setembro deste ano; e a segunda entre 14 e 15 de outubro. 

Leia também: 70% dos alunos saem do ensino médio sem saber o básico de português e matemática

Uma novidades deste ano é com relação aos locais de aplicação do exame. Isso porque, diferente do que era feito até a edição do vestibular do ano passado, o  vestibular da Unicamp  de 2019 terá provas em Salvador, na Bahia, e em Curitiba, no Paraná.

Além dessas cidades e do estado de São Paulo, ocorrerão provas ainda em Belo Horizonte (MG), em Brasília (DF) e em Fortaleza (CE). O esperado é que, com mais cidades, mais brasileiros tenham a chance de concorrer às vagas desta que é uma das faculdades mais renomadas do País.

Vestibular 2019 da Fuvest também está com as inscrições abertas

Vestibular 2019 da Fuvest – que seleciona alunos para a USP – abriu as inscrições no dia 13 de agosto deste ano
Divulgação
Vestibular 2019 da Fuvest – que seleciona alunos para a USP – abriu as inscrições no dia 13 de agosto deste ano

A oportunidade é concorrida até porque, em julho deste ano, a Unicamp ficou na primeira colocação no ranking de melhores universidades da América Latina, divulgado pela revista britânica Times Higher Education (THE). A instituição ocupa o topo da lista pela segunda vez consecutiva.

Em 2016, primeiro ano que a publicação divulgou os dados, a unidade havia ficado na segunda posição, atrás da Universidade de São Paulo (USP). O  vestibular 2019  da Fuvest – que seleciona alunos para a USP – abriu as inscrições no dia 13 de agosto deste ano. O  período de inscrições da Fuvest deve se encerrar no dia 14 de setembro. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!