Estudantes brasileiros saem do ensino fundamental com um desempenho pior do que quando entraram. A média alarmante foi revelada pelo estudo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgado nesta quinta-feira (30). Os resultados das aplicadas aos alunos de ensino público são referentes ao ano de 2017.
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De acordo com a avaliação, estudantes do 5º ano apresentaram, em média, nível 4 de proficiência – tanto em língua portuguesa quanto em matemática – em uma escala que vai de 0 a 9, em português, e de 0 a 10, em matemática. Dentro dos critérios do Ministério da Educação (MEC), isso significa que os avaliados do 5º ano do ensino fundamental aprenderam o básico de ambas as disciplinas.
Já quando chegam ao 9º ano, alunos de todo o País têm rendimento mais baixo, apresentando proficiência nível 3 nas duas disciplinas – ou seja, não apreenderam nem o básico, com aprendizagem considerada insuficiente.
E ainda pior do que a educação básica, no ensino médio, os estudantes brasileiros apresentaram nível 2 de proficiência.
Realizado a cada dois anos, o Saeb de 2017 trouxe, pela primeira vez, níveis proficiência organizados em uma escala de 0 a 9 – considerado que quanto menor o número, pior o resultado. Nessa hierarquia, níveis de 0 a 3 são considerados insuficientes; entre 4 e 6, o conhecimento é classificado como básico; já de 7 a 9, é adequado.
Dados detalhados da aprendizagem no ensino fundamental
Os dados divulgados pelo MEC hoje mostram que, em média, alunos do 5º ano obtiveram 215 pontos em língua portuguesa e 224, em matemática. Em relação ao estudo anterior, em 2015, o desempenho de 2017 apresentou melhora – já que as médias anteriores foram de 208 e 219, respectivamente.
Ainda em comparação a avaliações anteriores, é possível encontrar que os resultados desses alunos do 5º ano melhoraram desde 2003 em ambas as disciplinas.
Sobre o 9º ano, as médias cresceram em ritmo mais lento – desde 2007, em português, e desde 2015, em matemática. Na comparação entre as duas últimas avaliações (2015 e 2017), as pontuações em língua portuguesa foram de 252 para 258; e de 256 para 258, em matemática.
Entre médias dos municípios em comparação à federal, 58% das cidades participantes tiveram média inferior à nacional em português, e 56% em matemática, dos alunos do 5º ano.
E, mais uma vez, estudantes do último ano do fundamental tiveram média ainda menor nos municípios (na comparação com a nacional): 63% das cidades ficaram abaixo da média em português e 61%, em matemática.
Os municípios com média mais baixa estão, majoritariamente, nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
MEC reconhece “avanços menores” no 9º ano
Sobre a avaliação, o MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação no ensino fundamental , consideram que “há avanços na educação”, sobretudo no 5º ano, em ambos os componentes avaliados. Contudo, a pasta reconhece que os “avanços foram menores no 9º ano”.
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Vale destacar que os resultados são do Saeb, aplicado em 2017 aos estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas, além dos estudantes do último ano do ensino médio de escolas públicas de forma censitária e para estudantes de escolas particulares de forma amostral. Calcula-se que 77% dos estudantes participaram das provas, totalizando cerca de 5,5 milhões de alunos de 73 mil escolas.