O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na manhã desta segunda-feira (18), o resultado do processo seletivo do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2018). A lista de aprovados pode ser conferida na página oficial do programa do governo federal.
O Sisu 2018 oferece 57.271 vagas em 68 instituições públicas de ensino superior em todo o País. Pode concorrer às vagas qualquer estudante que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e obteve nota acima de zero na redação.
Os interessados nas vagas tiveram que, até a última sexta-feira (15), realizar a inscrição, que foi feita esclusivamente pela internet. O período de inscrições foi compreendido entre os dias 12 e 15 deste mês.
Agora, os estudantes selecionados, que estiverem na lista divulgada pelo site, deverão fazer a matrícula diretamente nas instituições de ensino entre 22 e 28 de junho. Aqueles que não foram selecionados poderão participar da lista de espera.
Leia também: Prazo para as inscrições no Sisu 2018 terminaram na última sexta-feira
O prazo para que os estudantes apontem interesse na lista de espera é de 22 a 27 de junho. Já a convocação dos candidatos em lista de espera será de 3 de julho a 21 de agosto.
Seleção dos candidatos ao Sisu 2018
O sistema foi desenvolvido pelo ministério da Educação para selecionar candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita com base na nota obtida pelo candidato.
As vagas serão oferecidas em oito instituições públicas estaduais, uma faculdade pública municipal e 59 instituições públicas federais, com dois centros de Educação Tecnológica, 27 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia e 30 universidades.
Durante as inscrições no Sisu 2018 , ao entrar no sistema, o candidato devia escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso entre as vagas ofertadas. Durante todo o período de inscrição, foi possível alterar essas opções. Porém, a última modificação confirmada foi a considerada válida.
Leia também: Número de candidatos inscritos no Enem cai 1,2 milhão de 2017 para 2018
* Com informações da Agência Brasil.