Unesp divulga resultado do vestibular de 2018; veja a sua classificação

Candidatos devem confirmar interesse pela vaga entre os dias 2 e 5 de fevereiro; lista de aprovados na primeira chamada sairá no dia 7 de fevereiro

Todos os candidatos que estão na lista de classificados da Unesp devem declarar interesse para garantir sua vaga
Foto: USP Imagens - 05.01.15
Todos os candidatos que estão na lista de classificados da Unesp devem declarar interesse para garantir sua vaga

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou, nesta sexta-feira (2), o resultado final do vestibular de 2018. Os candidatos que concorreram a uma das 7.365 vagas, distribuídas em 173 cursos de 23 cidades, devem acessar os sites da  universidade  ou da  Vunesp para descobrir o quão bons foram nas provas.

Apesar de ser chamada de 'resultado final', a divulgação de hoje não se refere à lista da primeira chamada da Unesp . Afinal, apenas a classificação dos alunos está definida, mas não foi divulgado ainda quem entrou ou não na universidade. A lista dos aprovados só será divulgada no dia 7 de fevereiro.

Declaração de interesse

Agora, todos os candidatos que estão na lista de classificados e que ainda têm interesse em cursar uma graduação nessa universidade – inclusive o primeiro colocado de cada curso –, deve confirmar o seu interesse pela vaga no site da Vunesp, entre os dias 2 e 5 de fevereiro.

Leia também: Fuvest divulga primeira lista de aprovados no vestibular 2018; confira

Com essa declaração de interesse, a Vunesp excluirá da lista de classificação aqueles que não querem mais a vaga – por terem passado em outra universidade ou, simplesmente, por terem perdido a vontade de fazer o curso. Assim, a lista tende a 'rodar', ou seja, os que não estão entre os primeiros colocados, ainda podem configurar entre os aprovados.

Além disso, a Unesp destina um mínimo de 50% das suas vagas por curso ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública. Este índice era de 45% no último exame, quando a porcentagem de ingressantes oriundos de escolas públicas foi de 52,6%.

"Eu passei?"

Achou confuso? Muitos internautas chegaram a reclamar, nesta sexta, sobre a divulgação do chamado 'resultado final' do processo seletivo da Unesp. Isso porque foi divulgada, não oficialmente, uma lista com todos os candidatos, em que seus nomes são organizados em formato de ranking, constando o nome dos primeiros e dos últimos lugares no vestibular. E alguns candidatos confundiram e acharam que, com seus nomes na lista, haviam passado no curso. 

"Meu curso tem 40 vagas e eu estou dentro desses 40 nessa lista. Eu passei? Me ajudem, migos", escreveu uma internauta confusa no Twitter. "Vocês sabem que aparece classificado para todo mundo, né? Não vai perder a vaga", anunciou um veterano na mesma rede social.

Leia também: Segure sua vaga! Começam as matrículas para aprovados na 1ª chamada do Sisu

Agora que a classificação está em mãos é mais fácil prever a chance de entrar na Unesp, mas ainda é incerta a aprovação. O que resta é declarar o interesse, segurar o nervosismo e esperar até o dia 7 para ler a lista oficial de aprovados no vestibular de 2018.

Exame

O exame foi aplicado em duas fases e registrou 107.753 inscritos. As provas foram aplicadas em 31 cidades paulistas, além de Brasília/DF, Campo Grande/MS e Uberlândia/MG.

As cidades para as quais há oferta de carreiras neste vestibular são Araçatuba (170 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.045), Botucatu (600), Dracena (80), Franca (410), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (310), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Ourinhos (90), Presidente Prudente (640), Registro (40), Rio Claro (490), Rosana (80), São João da Boa Vista (40), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (185), São Vicente (80) e Tupã (120).

Matrículas

A primeira etapa de matrículas da universidade é online e deve ser feita das 10h do dia 7 de fevereiro até as 16 h do dia 8. Para isso, o candidato precisa preencher um formulário eletrônico e enviar os documentos por esse site .

Já a segunda fase, que é presencial, ocorre na seção de graduação de cada unidade da Unesp. As datas só serão divulgadas após a análise e a aprovação dos documentos enviados por cada aluno. Depois disso, em 26 e 27 de março, todos os alunos matriculados necessitam comparecer à universidade para confirmar a matrícula.