Mais de 125 mil estudantes participaram neste domingo (26) da primeira fase do Fuvest, o maior vestibular do País que garante acesso a vagas nos cursos de ensino superior oferecidos pela Universidade de São Paulo (USP). O gabarito oficial da prova foi divulgado às 19h30 desta noite. Confira aqui .
Somente 9,1% do total de 137 mil inscrito não compareceram aos locais de prova, índice que representa o mais baixo do processo seletivo desde 2011. As provas foram aplicadas entre as 13h e as 18h deste domingo em 105 locais, dos quais 59 ficam na região metropolitana de São Paulo e 46 estão em cidades do interior do Estado.
A USP disponibiliza neste ano 8.402 vagas via vestibular: são 3.416 na área de Humanidades, 3.026 em Ciências Exatas e 1.960 em Ciências Biológicas. Em face do total de estudantes que participaram da prova neste domingo, cada candidato terá a concorrência de outros 14,8 alunos por uma única vaga.
A prova da primeira fase é composta por 90 questões de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química. Todas as questões são do tipo teste de múltipla escolha, com cinco alternativas, das quais apenas uma é correta.
O resultado da primeira fase será divulgado no dia 18 de dezembro, também no site da Fuvest, e os exames da segunda fase serão realizados somente nos dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2018.
Leia também: Inep disponibiliza videoprovas do Enem no YouTube para surdos
Enade
A prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) também foi aplicada neste domingo. O exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas.
Nesta edição, o Enade 2017 vai avaliar os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistemas de Informação; dos cursos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química; dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes.
Leia também: Metade dos alunos entre 8 e 9 anos tem desempenho insuficiente na escola pública