Fuvest tem menor índice de abstenção desde 2011; confira o gabarito oficial

Mais de 125 mil estudantes participaram neste domingo da primeira fase do maior vestibular do País; cerca de 15 alunos disputam cada vaga oferecida

Provas da Fuvest foram aplicadas ao longo da tarde deste domingo em 105 locais espalhados pelo estado de SP
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Provas da Fuvest foram aplicadas ao longo da tarde deste domingo em 105 locais espalhados pelo estado de SP

Mais de 125 mil estudantes participaram neste domingo (26) da primeira fase do Fuvest, o maior vestibular do País que garante acesso a vagas nos cursos de ensino superior oferecidos pela Universidade de São Paulo (USP). O gabarito oficial da prova foi divulgado às 19h30 desta noite. Confira aqui .

Somente 9,1% do total de 137 mil inscrito não compareceram aos locais de prova, índice que representa o mais baixo do processo seletivo desde 2011. As provas foram aplicadas entre as 13h e as 18h deste domingo em 105 locais, dos quais 59 ficam na região metropolitana de São Paulo e 46 estão em cidades do interior do Estado.

A USP disponibiliza neste ano 8.402 vagas via vestibular: são 3.416 na área de Humanidades, 3.026 em Ciências Exatas e 1.960 em Ciências Biológicas. Em face do total de estudantes que participaram da prova neste domingo, cada candidato terá a concorrência de outros 14,8 alunos por uma única vaga.

A prova da primeira fase é composta por 90 questões de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química. Todas as questões são do tipo teste de múltipla escolha, com cinco alternativas, das quais apenas uma é correta.

O resultado da primeira fase será divulgado no dia 18 de dezembro, também no site da Fuvest, e os exames da segunda fase serão realizados somente nos dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2018.

Leia também: Inep disponibiliza videoprovas do Enem no YouTube para surdos

Enade

A prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) também foi aplicada neste domingo. O exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas.

Nesta edição, o Enade 2017 vai avaliar os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistemas de Informação; dos cursos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química; dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes.

Leia também: Metade dos alunos entre 8 e 9 anos tem desempenho insuficiente na escola pública