Confira seis dicas sobre o que fazer neste último mês antes do Enem

Perto da data da prova é normal que o candidato se sinta dividido entre continuar estudando temas novos ou focar nas revisões; saiba o que fazer

Nos últimos dias que antecedem o Enem, professor dá dicas de como continuar no ritmo até a data da prova
Foto: shutterstock/Reprodução
Nos últimos dias que antecedem o Enem, professor dá dicas de como continuar no ritmo até a data da prova

A menos de um mês para o primeiro fim de semana em que será realizada a prova do Exame Nacional do Ensino Médico (Enem), no dia 5 de novembro – que depois acontece no dia 12 do mesmo mês – os candidatos que estão se preparando para esse e outros vestibulares já estão com os dias contados para colocar tudo o que aprenderam na escola em prática.

Leia também: Saiba como planejar os estudos para o Enem faltando um mês para a prova

Quem está realmente empenhado para garantir uma vaga na universidade, seja pelo Enem ou outro tipo de prova, já vem se dedicando aos estudos desde muito tempo. A estudante Milena Santos Silva, 18 anos, que conclui no final de 2017 o Ensino Médio, passou quase 10 meses se preparando para o exame para conquistar um lugar na Universidade Federal do Grande ABC. “Quero fazer economia, e sei que vai ser concorrido. Por isso estudei bastante e estou focada. Mas, agora, confesso que fico um pouco perdida porque falta muito pouco para o grande dia”, contou ela.  

A dúvida da vestibulanda é comum. Na reta final para as provas, é normal que os participantes que estão se planejando para os testes com antecedência fiquem confusos sobre o que fazer. Pensando nisso, o professor Roberto Pereira que também é Coordenador Pedagógico da Ouro Moderno, empresa especializada em método de ensino interativo, separou algumas dicas para acalmar a ansiedade e tranquilizar os candidatos.

Faça das cores sua aliada

Essa é a hora da revisão, por isso, colocar cor nos trechos mais importantes pode ajudar a dar uma sensação de organização e deixar o ambiente mais harmonioso. "Canetas marca-texto ou coloridas são ótimas para ser usadas, pois destacam os pontos fundamentais do conteúdo. Durante a revisão ou releitura dos materiais, essas cores serão excelentes guias para a assimilação dos temas", garante o professor.

O ideal é dar atenção especial ao amarelo, que exerce uma influência sobre os olhos e o cérebro, estimulando a memória e fixando com maior qualidade o que é estudado. Nesse caso, pode apostar, também, nas folhas amarelas.

Leia também: Saiba como evitar a ansiedade na reta final para o Enem

Vá além do bom e velho lápis, papel e caneta

A internet possui um campo vasto de informações que pode ser pesquisado para o aprofundamento de muitos conteúdos, desde informações escritas até vídeos sobre determinados temas. "Uma sugestão, que ajuda muito a contextualizar alguns assuntos, é assistir documentários e filmes. Além de levar o estudante para um ambiente mais próximo do real, também quebra um pouco a monotonia da leitura".

Correlacione os estudos com o dia a dia

Mais importante do que memorizar é assimilar e compreender os conteúdos. É mais eficaz, sobretudo, quando estamos falando de provas que concentram grande quantidade de informações ao mesmo tempo, como é o caso do ENEM. "A dica é relacionar, na medida do possível, os conteúdos com aspectos da vida no dia a dia, como a dissolução do café ou a dilatação dos corpos, no caso de portões que não abrem ou não fecham durante o verão. Isto torna o estudo mais interessante, facilita a concentração e gera uma absorção maior", exemplifica.

Simule o máximo que conseguir

"Reproduzir o cenário que será enfrentado é essencial para que o aluno possa fazer uma autoavaliação, identificar as zonas de maior dificuldade e se adaptar melhor ao desafio que virá pela frente", afirma. É esse exercício que irá guiá-lo no dia da prova, já que através dos simulados pode-se traçar as metas e ver qual a forma mais adequada para o aluno, dando mais confiança para saber por onde começar e o tempo que será necessário em cada disciplina e na redação.

Conheça seus limites

Respeitar o relógio biológico é a chave para eficiência. Seja durante o dia ou à noite, o importante é estudar naquele período do dia em que a mente está mais ativa, pois é quando terá a máxima absorção do conteúdo. Aos que curtem trocar o dia pela noite, é bom lembrar que as provas acontecem durante a tarde, então, adaptar o corpo para a maratona daqueles dias será uma excelente opção.

Leia também: Enem: professores apostam em temática social para a redação

A palavra de ordem agora é: revisar e desacelerar

Muitos já sabem a importância de desacelerar nessa reta final, mas tantos outros vão correr contra o tempo e sair estudando só agora. "Para as próximas quatro semanas, a dica é focar mais nas revisões dos principais temas, sobretudo naqueles em que se tem maior dificuldade. Na semana que anteceder, embora as revisões continuem sendo útil, já é hora de cuidar do corpo e da mente", frisa o coordenador. O ideal é buscar uma alimentação não tão pesada, tomar bastante água, respeitar as horas de sono e jamais adentrar a madrugada estudando. Claro, comidas ou bebidas que afetem a concentração ou o descanso estão também fora de cogitação.

Enem 2017

Mas não adianta focar nos estudos e se esquecer de ficar por dentro de informações básicas sobre o exame. Neste ano a prova sofreu algumas alterações. A principal é que ela irá acontecer em dois domingos seguidos, diferente das edições anteriores. As datas escolhidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foram os dias 5 e 12 de novembro.

Um dos fatores que motivaram o instituto a modificar o exame para os domingos foi a facilitação para os candidatos sabatistas, que tradicionalmente precisavam esperar até às 19h do sábado para iniciar a prova.

A ordem de aplicação dos conteúdos também foi alterada. Desta vez, no primeiro domingo, dia 5, serão aplicados os exames de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, e os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para a realização.

Já no segundo dia, 12, os participantes do Enem terão que lidar com as questões das provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4 horas e 30 minutos de duração.

Leia também: Veja cinco temas de atualidades que podem cair nas questões do Enem