Os resultados de 13 participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de indiciados por crime de fraude na prova foram anulados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Três desses candidatos fizeram a edição do Enem de 2015 e dez, a do ano passado. Todos foram suspeitos, conforme apontou a Polícia Federal no inquérito da operação “Jogo Limpo”, deflagrada pela Superintendência Regional no Maranhão.
Conforme indica o Código Penal, os culpados poderão receber a pena de multa e de reclusão por até seis anos. No entanto, a punição ainda não foi confirmada, apenas a anulação dos resultados da prova.
O Inep também afirmou que irá encaminhar o ofício ao Ministério da Educação (MEC) para que as instituições nas quais os participantes estão matriculados tomem as medidas administrativas cabíveis.
Entre os indiciados, a maioria está matriculada em cursos de medicina e odontologia em universidades federais das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Além da anulação dos resultados das provas, a Polícia Federal sugeriu ao Inep o reforço dos procedimentos de segurança na administração dos cadernos de provas.
Entre as novas medidas para evitar outros casos de fraudes, a instituição irá providenciar provas identificadas com nome e número de inscrição para a edição do Enem 2017. O Inep diz que adotará outras estratégias sugeridas pela Polícia Federal, que serão anunciadas no final de setembro.
Leia também: Candidato é preso por fraude no Enem
Prova
Além de ficar ligado nos temas que podem cair na prova, o candidato também precisa estar por dentro de todas as novidades do exame. O exame deste ano será realizado em dois domingos seguidos, diferente das edições anteriores. As datas escolhidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foram os dias 5 e 12 de novembro.
Um dos fatores que motivaram o instituto a modificar o exame para os domingos foi a facilitação para os candidatos sabatistas, que tradicionalmente precisavam esperar até às 19h do sábado para iniciar a prova.
A ordem de aplicação dos conteúdos também foi alterada. Desta vez, no primeiro domingo, dia 5, serão aplicados os exames de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, e os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para a realização.
Já no segundo dia, 12, os participantes do Enem terão que lidar com as questões das provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4 horas e 30 minutos de duração.
Leia também: Veja cinco temas de atualidades que podem cair nas questões do Enem