Provas do Enem deste ano deverão ser aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro
Alexandre Carvalho/A2 Fotografia
Provas do Enem deste ano deverão ser aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro

As recomendações para quem vai aplicar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já estão sendo passadas. Até o fim de setembro, todos os 1.783 coordenadores municipais da prova deverão estar aptos para a atuação nos dias 5 e 12 de novembro, quando os testes serão realizados em todo o Brasil.

Leia também: Saiba como evitar a ansiedade na reta final para o Enem

No último sábado (2) foi realizada a formação de 323 coordenadores do Maranhão, Amazonas, Tocantins, Ceará e na região de Campinas em São Paulo. As capacitações do Enem apresentam o procedimento de logística e aplicação do exame, incluindo as mudanças que foram introduzidas neste ano, como a aplicação em dois domingos consecutivos e a estreia das provas personalizadas com nome e número de inscrição do participante.

Há também preparação para o novo recurso de vídeo da prova traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os candidatos que solicitaram o recurso.

A preparação começou em agosto e vai até o dia 23 de setembro. Até agora, os estados do Amapá, Goiás, Paraíba, Paraná, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e as regiões de Limeira e Santos em São Paulo já participaram da capacitação e estão prontos para atuar nos dias das provas.

Você viu?

Leia também: Google oferece aulão e simulado do Enem a alunos da rede pública

Curso

Os colaboradores tiveram que passar por um curso presencial de oito horas de duração, além do cumprimento de 20 horas de aulas em plataforma de ensino a distância. As exigências deverá ser a mesma para as equipes que ainda não deverão ser atendidas em outros estados.  

Depois da preparação, os coordenadores municipais deverão repassar as orientações aos coordenadores locais, que irão capacitar os chefes de sala e aplicadores de provas. Este ano, o Enem será aplicado em 1.724 municípios, para 6.731.203 inscritos. As provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro.

As capacitações estão sendo feitas pelas fundações Cesgranrio e Getúlio Vargas (FGV), que, juntamente com a fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), formam o consórcio aplicador do Enem. Representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acompanham as capacitações.

Leia também: Prazo para pedido de isenção do vestibular da Unesp começa nesta segunda-feira

*Com informações da Agência Brasil

    Leia tudo sobre: Enem

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários