Angustia, estresse e ansiedade são alguns dos sintomas que podem atrapalhar o estudante na hora do Enem
USP Imagens
Angustia, estresse e ansiedade são alguns dos sintomas que podem atrapalhar o estudante na hora do Enem

Os últimos meses antes dos vestibulares são considerados os dias mais difíceis para os estudantes que ficaram focados durante o ano todo nos estudos para conseguir uma vaga nas instituições de ensino superior. A pouco mais de dois meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das principais provas do país, saiba o que fazer para não perder o ânimo e driblar o estresse antes e na hora do teste.

Leia também: Saiba até quando vale a nota do Enem

Ao contrário do que muita gente pensa, a ansiedade é um problema real, que pode atrapalhar, e muito, o vestibulando. Além de afetar o lado emocional, o mal-estar também influencia em aspectos físicos do indivíduo, o que pode colocar todo o esforço a perder na hora de fazer o Enem .

“Com essa contagem regressiva para as provas, muitos alunos ficam paralisados e não conseguem evoluir como deveriam”, analisa o professor de Geografia do Stoodi, startup de educação a distância, Érico Candido.

“Para estes, sempre digo: prepare sua mente como um atleta prepara seu corpo antes de uma competição, ou seja, cuide da saúde, tenha uma rotina de estudos, se planeje, durma sempre na mesma hora e, na hora da prova, fique calmo e preste muita atenção no que está fazendo”, orienta o professor.

Érico explica que só o fato de o candidato estar calmo para executar tarefas simples como se programar para chegar ao local da prova com antecedência, preencher o gabarito corretamente e não esquecer de assinar os campos que devem ser preenchidos pode ser, por incrível que pareça, um diferencial.

“Parece uma coisa óbvia, mas só de o aluno conseguir se organizar para chegar a tempo de entrar no local de prova antes de os portões fecharem, já o coloca na frente de cerca de 10% dos candidatos. Geralmente a taxa de não comparecimento beira este número. Quando este mesmo aluno passa todas as respostas corretamente, sem rasurar o gabarito, e assina o nome no local indicado então, já se coloca na frente de outros quase 10% dos alunos que compareceram, mas que se desesperaram por algum motivo e se atrapalharam na hora de fazer estas tarefas mais básicas”, explica. 

Para evitar que a sensação atrapalhe o desempenho na hora da prova, confira algumas dicas de como diminuir a ansiedade na reta final para o exame.

Leia também: Entenda quais programas aceitam as notas do Enem e qual é o melhor para você

Como evitar a ansiedade

  • Esqueça os estudos na véspera da prova. Aproveite para relaxar e estar disposto para o dia  do teste.
  • Confie no seu esforço durante o ano todo. Caso a sensação de que não fez tudo o que poderia ter feito tome conta, tente focar nas matérias que você tem mais afinidade como uma saída para um bom resultado.
  • Deixe a concorrência de lado. Fazer comparações com outros candidatos só vai deixar você mais nervoso.
  • As questões mais difíceis devem ser deixadas para o fim. Dessa forma, você pode se dedicar às perguntas que domina com mais disposição.
  • Invista em exercícios para respiração. Eles podem ser grandes aliados na hora que a ansiedade tomar conta, principalmente durante a prova do Enem.  Inspirar profundamente e depois soltar todo o ar devagar te ajuda receber mais oxigênio, o que faz seu cérebro trabalhar melhor .

Leia também: Google oferece aulão e simulado do Enem a alunos da rede pública


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!