USP abre inscrições para cursos gratuitos de idiomas

Aulas serão ministradas na Faculdade de Educação da Universidade, que fica no Butantã, em São Paulo; interessados podem se inscrever até sexta (25)

Cursos serão ministrados na Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo)
Foto: Divulgação/USP
Cursos serão ministrados na Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo)

USP (Universidade de São Paulo) abriu nesta semana inscrições para cursos presenciais gratuitos de idiomas. Os interessados – que podem ser de fora da instituição – têm até a próxima sexta-feira (25) para se inscrever. O cadastro tem de ser feito exclusivamente pela internet e as aulas terão início no dia 11 de setembro.

Leia também: Unicamp abre inscrições para o vestibular de vagas remanescentes para 2018

As aulas serão ministradas na Faculdade de Educação da USP , localizada no Butantã, na capital paulista. Ao fazer a inscrição, o estudante poderá optar por somente um dos seguintes idiomas: chinês (mandarim), espanhol, francês, hebraico moderno, inglês, italiano, japonês e latim. Todos os cursos são semi-intensivos, possuem nível básico, e têm duração de um a três meses. Se o candidato fizer mais de uma opção, será eliminado.

Cada turma terá, no máximo, 30 alunos. Caso o número de candidatos seja maior do que o total de vagas, será feito um sorteio eletrônico para definição dos alunos que irão participar das aulas . Para cada turma, também serão sorteados 20 suplentes, que serão convocados em caso de desistência dos titulares. O aluno não poderá trocar de curso e nem de horário.

Os candidatos sorteados deverão efetuar a matrícula presencialmente na Faculdade de Educação da universidade nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro. Os estudantes do curso de hebraico têm de fazer a matrícula exclusivamente no dia 30 de agosto, entre 18h e 19h. Para confirmar o procedimento, é necessária a apresentação de documento oficial com foto, como RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Quem não comparecer, perderá a vaga.

Leia também: Por falta de recursos, Uerj retira prova discursiva de Português do vestibular

A idade mínima para participação nos cursos é de 15 anos completos na data da efetivação da inscrição. Estudantes menores de 18 anos de idade, deverão trazer o termo de autorização impresso e assinado pelo responsável legal.

Certificado

Ao fim do curso , depois que o professor entregar as notas e frequências dos alunos, os aprovados terão o certificado, que estará disponível para impressão na página do Cepel (Centro de Estudos e Pesquisas em Ensino de Línguas) na internet.

Leia também: Em crise, universidades federais dizem só ter condição de funcionar até setembro

Entretanto, a Faculdade de Educação da USP informa que os certificados só serão emitidos para os alunos que tiverem participação mínima de 80% nas aulas. Caso esses estudantes não tenham essa presença mínima, serão reprovados, ainda que alcancem a pontuação exigida.