USP (Universidade de São Paulo) abriu nesta semana inscrições para cursos presenciais gratuitos de idiomas. Os interessados – que podem ser de fora da instituição – têm até a próxima sexta-feira (25) para se inscrever. O cadastro tem de ser feito exclusivamente pela internet e as aulas terão início no dia 11 de setembro.
Leia também: Unicamp abre inscrições para o vestibular de vagas remanescentes para 2018
As aulas serão ministradas na Faculdade de Educação da USP , localizada no Butantã, na capital paulista. Ao fazer a inscrição, o estudante poderá optar por somente um dos seguintes idiomas: chinês (mandarim), espanhol, francês, hebraico moderno, inglês, italiano, japonês e latim. Todos os cursos são semi-intensivos, possuem nível básico, e têm duração de um a três meses. Se o candidato fizer mais de uma opção, será eliminado.
Cada turma terá, no máximo, 30 alunos. Caso o número de candidatos seja maior do que o total de vagas, será feito um sorteio eletrônico para definição dos alunos que irão participar das aulas . Para cada turma, também serão sorteados 20 suplentes, que serão convocados em caso de desistência dos titulares. O aluno não poderá trocar de curso e nem de horário.
Os candidatos sorteados deverão efetuar a matrícula presencialmente na Faculdade de Educação da universidade nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro. Os estudantes do curso de hebraico têm de fazer a matrícula exclusivamente no dia 30 de agosto, entre 18h e 19h. Para confirmar o procedimento, é necessária a apresentação de documento oficial com foto, como RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Quem não comparecer, perderá a vaga.
Leia também: Por falta de recursos, Uerj retira prova discursiva de Português do vestibular
A idade mínima para participação nos cursos é de 15 anos completos na data da efetivação da inscrição. Estudantes menores de 18 anos de idade, deverão trazer o termo de autorização impresso e assinado pelo responsável legal.
Certificado
Ao fim do curso , depois que o professor entregar as notas e frequências dos alunos, os aprovados terão o certificado, que estará disponível para impressão na página do Cepel (Centro de Estudos e Pesquisas em Ensino de Línguas) na internet.
Leia também: Em crise, universidades federais dizem só ter condição de funcionar até setembro
Entretanto, a Faculdade de Educação da USP informa que os certificados só serão emitidos para os alunos que tiverem participação mínima de 80% nas aulas. Caso esses estudantes não tenham essa presença mínima, serão reprovados, ainda que alcancem a pontuação exigida.