A prova do vestibular Fuvest 2018, selecionará alunos para 8.402 vagas disponibilizadas pela USP
Marcos Santos/USP Imagens
A prova do vestibular Fuvest 2018, selecionará alunos para 8.402 vagas disponibilizadas pela USP

Os estudantes que desejam concorrer a uma vaga na USP (Universidade de São Paulo) já podem se inscrever para o vestibular 2018, organizado pela Fuvest, a partir desta segunda-feira (21).

Leia também: Professores inovadores podem se inscrever em prêmio do MEC até sexta-feira

A inscrição para o vestibular deve ser feita pelo site da Fuvest e o prazo se encerra no dia 11 de setembro, às 23h59. Para se inscrever, o candidato deve preencher as informações solicitadas e, então, será gerado um boleto no valor de R$ 170. Esse documento poderá ser pago em bancos, pela internet, antes do encerramento do expediente bancário no dia 12 de setembro.

Anteriormente, os candidatos pediram redução e/ou isenção da taxa de inscrição – e o resultado está disponível no site www.fuvest.br na área “Usuários”. Para acessar, é preciso o número do CPF e a senha. Vale lembrar que mesmo aqueles que ficaram isentos da taxa deverão fazer o processo de inscrição.

Os estudantes que cursaram ou estejam cursando o Ensino Médio em escolas da rede pública do País podem ganhar acréscimo na nota da prova da primeira fase, para que haja progressão à segunda fase do vestibular, e na nota final de classificação.

Leia também: Prazo para inscrições no Pronatec é prorrogado para até essa terça-feira

Para receber esse bônus, o candidato deverá optar pelo Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp) assim que fizer a inscrição. O bônus previsto é de 12% para aqueles que cursaram ou que estejam cursando o ensino médio em escola pública de forma integral. Já para aqueles que estudaram o ensino fundamental e médio na rede pública, o bônus aumenta para 15%.

Além disso, caso se autodeclare preto, pardo ou indígena, há mais 5% de bônus, e outros 5% para aqueles que tenham participado do Programa de Avaliação Seriada da Usp (Pasusp) no vestibular 2017. Este programa oferece bônus na nota dos estudantes ainda matriculados no ensino médio público – ou seja, treineiros – e que tenham cursado o ensino fundamental todo na rede pública.

Os candidatos com deficiência também deverão informar na ficha da inscrição as necessidades para a realização da prova e se cadastrar no site, na área de usuários (caso não tenha feito isso anteriormente). O programa irá gerar uma ficha que deverá ser preenchida e encaminhada via postal até o dia 15 de setembro com a documentação necessária. Um comunicado será enviado ao candidato até 21 de novembro sobre as condições que serão oferecidas.

No ato da inscrição, o candidato deverá escolher apenas uma carreira e os cursos desejados, na ordem decrescente de preferência. Com isso, deverá indicar, em primeiro lugar, o curso que mais deseja até o máximo de quatro cursos – mas, se a carreira tiver um único curso, deve indicar somente este.

Aqueles que irão prestar Artes Visuais e Música (São Paulo e Ribeirão Preto) precisarão seguir regras especiais, que devem ser consultadas no Manual do Candidato.

Leia também: Saiba até quando vale a nota do Enem

Treineiros

Quem estiver cursando o 1º ou 2º ano do Ensino Médio, em 2017, também poderá da Fuvest como “treineiro” para avaliar seus conhecimentos. Há três opções de carreira: Treinamento Humanidades, Treinamento Biológicas e Treinamento Exatas.

Vestibular 2018

A prova do vestibular Fuvest 2018, selecionará alunos para 8.402 vagas disponibilizadas pela USP, sendo 3.416 na área de Humanidades, 3.026 em Ciências Exatas e 1.960 em Ciências Biológicas. A Universidade ainda disponibiliza outras 2.745 vagas para alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e participarem do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). O processo de ingresso por esse sistema é administrado pela Pró-Reitoria de Graduação da USP.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!