Cursos técnicos são oferecidos pelo Ministério da Educação para alunos da rede pública de ensino
DIVULGAÇÃO/GOVERNO DO RIO DE JANEIRO
Cursos técnicos são oferecidos pelo Ministério da Educação para alunos da rede pública de ensino

Termina nesta segunda-feira (31) o prazo para que os estudantes do ensino médio possam fazer a matrícula no programa MedioTec, do MEC (Ministério da Educação), que oferece 107.465 vagas em 131 cursos técnicos gratuitos, para alunos da rede pública de ensino. As aulas começam no dia 14 de agosto.

Leia também: Em parceria com a Funai, UnB abre inscrições para vestibular para indígenas

Os interessados nos cursos técnicos devem procurar a Secretaria de Educação do seu estado para saber o calendário e orientações para a inscrição. De acordo com a secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eline Nascimento, cada secretaria estabeleceu um calendário para selecionar e matricular seus alunos.

“É importante que os alunos confirmem suas matrículas, mas acreditamos que até hoje um grande número de alunos já esteja selecionado. Pode acontecer de haver algumas vagas remanescentes, e as secretarias vão chamar os alunos de acordo com o banco de reserva que já montaram”, afirmou.

O investimento do governo federal no programa é de R$ 700 milhões. De acordo com o MEC , uma parte já foi executada neste ano e o restante será pago no próximo ano, já que alguns cursos têm duração maior e continuarão a ser ministrados em 2018.

Leia também: USP oferece acesso gratuito a aulas virtuais de professores da universidade

As vagas e os cursos foram definidos de acordo com as demandas de cada região. Segundo a secretária, foi feito um levantamento junto aos ministérios para saber as demandas do setor produtivo. “Com base nesse levantamento, nós designamos algumas vagas para cada município. Então, o jovem que fizer o curso vai entrar com maior chance de empregabilidade ao final do curso”, disse Eline.

Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza está oferecendo mais de 5 mil vagas no mês de agosto para cursos e práticas esportivas na Rede Cuca. As inscrições são gratuitas, voltadas para jovens com idade entre 15 e 29 anos, e podem ser realizadas na sala de matrícula de um dos três equipamentos municipais, localizados na Barra do Ceará, Jangurussu e Mondubim, a partir de terça-feira (1º).

Leia também: Quadrilha que fraudava vestibular em Goiás é denunciada pelo MP

As matrículas para os cursos técnicos podem ser realizadas no Cuca mais próximo, de terça a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado, de 8h às 17h. Para se matricular, os interessados devem apresentar cópias e originais de um documento de identificação pessoal com foto, além de um comprovante de residência. Os jovens com menos de 18 anos deverão apresentar, além dos documentos citados acima, um termo de responsabilidade assinado pelos pais ou responsável (disponível pela internet ou na sala de matrícula dos Cucas) e documentos de identificação pessoal do responsável.


* Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!