Aprovados no ProUni têm até esta segunda-feira para comprovarem informações

Perda do prazo ou a não comprovação dos dados levará à reprovação do candidato; segunda chamada deve ser divulgada na segunda-feira (26)

Do total de bolsas do ProUni  ofertadas no segundo semestre de 2017, 67.603 são integrais e 79.889, são parciais
Foto: MEC/Reprodução
Do total de bolsas do ProUni ofertadas no segundo semestre de 2017, 67.603 são integrais e 79.889, são parciais

Os aprovados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até esta segunda-feira (19) para apresentarem a documentação às faculdades em que foram selecionados.

Durante o processo de comprovação das informações prestadas no ato da inscrição do ProUni , a instituição poderá solicitar ao estudante outros documentos que julgue necessários. Nesse caso, deverá explicar formalmente ao candidato o motivo do pedido, em até 24 horas a partir da divulgação dos resultados. A perda do prazo ou a não comprovação das informações levará, automaticamente, à reprovação do candidato.

Podem concorrer às bolsas estudantes brasileiros da rede pública ou bolsistas integrais de escolas particulares, que não tenham diploma de curso superior. É preciso ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame e não ter tirado zero na redação.

Os candidatos que pleitearem bolsas integrais devem ter renda familiar bruta mensal per capita de, no máximo, um salário mínimo e meio. No caso da bolsa parcial, a renda familiar não pode ser maior que três salários mínimos. Do total de bolsas, 67.603 são integrais e 79.889, parciais.

Leia também: Lista de espera do Sisu recebe inscrições até hoje; veja como se candidatar

A segunda chamada do processo seletivo para o segundo semestre de 2017 deve ser divulgada na próxima segunda-feira (26). Os selecionados deverão apresentar os documentos para comprovar as informações até o dia 30 do mesmo mês. Ao final das duas chamadas, as bolsas eventualmente não preenchidas poderão ser ocupadas por participantes da lista de espera que manifestarem interesse entre os dias 7 e 10 de julho.

Comprovação

A conclusão da inscrição assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa, estando sua concessão condicionada à comprovação de atendimento dos requisitos legais e regulamentares do programa.

“É muito importante que o candidato compareça à instituição de ensino com a documentação que comprove as informações prestadas durante a inscrição para verificar a possibilidade, a partir das bolsas oferecidas, de inclusão no programa”, ressalta o diretor de Políticas e Programas de Educação Superior do MEC, Vicente Almeida Junior.

Leia também: Inscrições para o Enade 2017 começam nesta segunda-feira

O ProUni é o programa que oferece bolsas integrais e parciais em instituições particulares de educação superior. Na edição referente ao segundo semestre deste ano, participaram 1.076 instituições, com 147.492 bolsas no total, sendo 67.603 integrais e 79.889 parciais. Mais de 443 mil candidatos se inscreveram, tendo sido registradas 857.949 inscrições, uma vez que podem fazer duas opções entre os 27.237 cursos disponíveis.