Mais de 18,2 milhões de estudantes brasileiros realizam, nesta terça-feira (6), a 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
Leia também: Fatec está com inscrições abertas para o vestibular até o dia 12 de junho
Mas é claro que, sendo no Brasil, além dos conhecimentos em matemática , a prova ajuda a avaliar a criatividade dos alunos. Afinal, a sigla Obmep está nos Trending Topics do Twitter desde cedo e é a responsável do dia pela invasão de memes na rede social.
Dos cálculos da personagem Nazaré à revolta da cantora Gretchen, a oferta de memes é imensa. Prova disso é uma publicação no Twitter que mostra a rainha do bumbum escrevendo uma carta.
Na legenda, o internauta escreveu: "Querido governo federal nessa Obmep a única coisa que vou levar pra vida toda são os memes que terão nessa prova".
Confira alguns dos melhores memes que a prova da Obmep proporciou:
toda OBMEP tem o joão e a ana fazendo coisa de retardado nesse ela corre do lado contrário e o outro enfia feijão no copo pra botar em outro pic.twitter.com/oZk2hv5q7z
— monalisa (@kittensofty) June 6, 2017
o brasileiro é o melhor gente to rindo muito #OBMEP pic.twitter.com/0oqki4Zx76
— brunao (@DREWITHPURPOSE) June 6, 2017
Oi sou eu, o aluno da escola pública... vim te contar como minha vida acabou!
— Felixssauro Rex (@felixabonita) June 6, 2017
Bem vindo a sua fita #OBMEP pic.twitter.com/5W11TERab8
"148 copos com feijão"
— Hoseok Sou Biurifúl (@Hoseok_Biuriful) June 6, 2017
"Quantos metros a pista tem?''
"Qual é a área da parte amarela?"
"Lado oposto do cubo"
Essa prova da OBMEP me arrasou pic.twitter.com/Knn5zbHqk8
Saiu foto do gabarito oficial da OBMEP pic.twitter.com/MtwriLjwEd
— Iwgner Carvalho (@Iwgner_Carvalho) June 6, 2017
acho que a OBMEP deveria resolver os problemas mentais do Joãozinho, quem bota feijão em 148 copos bicho pic.twitter.com/2Im0HyqqPS
— gabriel (@biel_almeidaa1) June 6, 2017
Aplicação das provas
De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Informações e Comunicações, cada escola, além de aplicar as provas, vai corrigi-las seguindo as instruções e os gabaritos elaborados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que realiza o evento.
Leia também: ProUni abre inscrições para o segundo semestre nesta terça-feira
“As provas são diferenciadas em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade: 6º ou 7º ano do ensino fundamental; 8º ou 9º ano do ensino fundamental; e ensino médio. Cada uma tem 20 questões de múltipla escolha, e os alunos classificados nessa etapa farão a segunda fase, discursiva, marcada para 16 de setembro”, diz o ministério em nota.
Para os alunos rede pública de ensino que participarem da olimpíada, serão distribuídas 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze. Além disso, também foram enviadas para as escolas públicas 46.200 menções honrosas.
Também serão premiados estudantes das escolas particulares (25 ouros, 75 pratas, 225 bronzes e até 5.700 menções honrosas).
Leia também: MEC libera lista de aprovados no Sisu e abre inscrições da lista de espera
Criada em 2005, a Olimpíada de Matemática é uma realização do Impa com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação.
* Com informações da Agência Brasil.