Tamanho do texto

Ao todo, Instituto Federal Fluminense oferece 1.054 vagas; cadastro pode ser feito virtualmente ou em alguma das unidades da rede no Estado

Interessados em participar do processo seletivo no IFF têm de fazer inscrição até sexta-feira (12)
Divulgação
Interessados em participar do processo seletivo no IFF têm de fazer inscrição até sexta-feira (12)

O IFF (Instituto Federal Fluminense) está com inscrições abertas para o processo seletivo de para os cursos técnicos de nível médio e para ingresso nos cursos superiores de Bacharelado, de Licenciatura e de Tecnologia.

Leia também: Senai tem vagas para cursos de Aprendizagem Industrial em São Paulo

Os interessados em participar dos processos seletivos podem fazer as inscrições até sexta-feira (12) pelo site do IFF ou presencialmente, no campus que oferta o curso pretendido. Para realizar o cadastro, o candidato deve levar CPF próprio, RG próprio com foto e informar um e-mail para contato.

Para os cursos técnicos, o processo seletivo é para vagas nos campi São João da Barra, Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Quissamã e Unidade de Formação de Cordeiro. São oferecidas 740 vagas em diversos cursos, como Eletromecânica, Informática, Cozinha, Automação Industrial, Telecomunicações, Segurança do Trabalho, Enfermagem e Farmácia.

Ao fazer a inscrição, o candidato precisa imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União) e pagar a taxa, cujo valor é de R$ 25.

Leia também: Em 48 horas, número de inscritos no Enem já passa de 1,6 milhão

As vagas são destinadas aos candidatos que tenham concluído o ensino médio, ou que, no momento da matrícula, estejam cursando, no mínimo, o segundo ano do ensino médio ou de curso equivalente (técnico concomitante); ou que tenham concluído o curso técnico de nível médio ou o ensino médio; ou que possuam Certificado de Conclusão do Ensino Médio com base nos resultados obtidos no Enem (Técnico Subsequente).

O processo seletivo será feito em etapa única, com prova objetiva de múltipla escolha, que será aplicada no dia 11 de junho, das 8h30 às 11h30.

Cursos superiores

Os campi Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé ofertam 314 vagas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Sistemas de Informação, Ciências da Natureza, Educação Física, Geografia, Letras - Português e Literatura, Matemática, Teatro, Design Gráfico, Manutenção Industrial, Engenharia Ambiental e Música.

Ao fazer a inscrição, o candidato precisa imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União) e pagar a taxa, cujo valor é de R$ 65.

O vestibular será realizado em duas fases: a prova objetiva da primeira fase, que será realizada no dia 11 de junho, e a prova da segunda fase, que será realizada no dia 23 de julho.

Leia também: Fatec abre inscrições para o vestibular do segundo semestre de 2017

Para ambos os processos, há uma novidade que é a reserva de vagas das cotas para pessoas com deficiência. “Esta alteração se deve à publicação da Lei N.º 13.409, de 28 de dezembro de 2016 e ao disposto na Lei N.º 12.711, de 29 de agosto de 2012, regulamentada pelo Decreto 7.824, de 11 de outubro de 2012”, ressalta Marcelo Sarmento, diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso do IFF.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.