Folião se fantasia de atrasado do Enem no carnaval de Olinda (PE)

Professor de Educação Física de 25 anos fez brincadeira com os participantes que sempre chegam depois do horário aos locais de prova em todo o Brasil

Professor de Educação Física utilizou grade para se fantasiar de atrasado do Enem; material foi furtado depois
Foto: Reprodução/Facebook/Italo Sena
Professor de Educação Física utilizou grade para se fantasiar de atrasado do Enem; material foi furtado depois

Todo ano é a mesma coisa: centenas de estudantes acabam chegando atrasados aos locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Apesar do desespero e do choro dos envolvidos, a situação acaba rendendo piadas e memes nas redes sociais. Como muitos já sabem, na internet o brasileiro perde o amigo, mas não perde a piada.

Leia também: Saiba tudo sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)

Em Olinda (Pernambuco), onde acontece um dos carnavais mais badalados do Brasil, um jovem de 25 anos aproveitou a ocasião neste ano para relembrar os tradicionais atrasos. O professor de Educação Física Italo Sena foi a um dos blocos na cidade fantasiado de atrasado do Enem . Os adereços fizeram a alegria dos foliões, que aproveitaram para fazer fotografias e vídeos.

Para compor o visual, ele utilizou um pedaço de grade na qual estava afixado um papel com o logotipo do Exame Nacional do Ensino Médio e um aviso indicando o horário de fechamento dos portões: meio-dia. Ao lado, uma outra placa preta simulava o horário: 12h02. Dois minutos de atraso. Não adianta mais chorar: ninguém mais entra. A inusitada fantasia acabou sendo destaque em diversas páginas na internet e até em programas de televisão. Em uma das mãos, como é carnaval , a lata de cerveja não poderia faltar.

Leia também: Conheça a história de um preso que participou do Enem

Porém, nem tudo são flores. Dizem que zombar do azar de alguém traz má sorte. No caso de Sena, a máxima foi verdadeira. Em um momento de distração, quando o professor foi ao banheiro, a grande que compunha sua fantasia foi furtada. De repente o ladrão foi alguém que realmente já se atrasou para a prova e ficou irritado com a brincadeira.

Consulta pública

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia vinculada ao MEC (Ministério da Educação) responsável pela organização e aplicação da prova, deixou aberta até o dia 17 de fevereiro uma consulta pública em seu site oficial para colher sugestões de estudantes para eventuais mudanças no exame .

Entre as possibilidades de alteração no formato da prova está a realização do Enem em apenas um dia – atualmente são dois. Outra mudança estudada é a aplicação da prova pela internet. O Inep ainda não informou quando irá divulgar os resultados da pesquisa e também não respondeu ao iG o número atualizado de pessoas que participaram da consulta pública.