Os candidatos selecionados na chamada regular da primeira edição deste ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem realizar suas matrículas nas instituições de ensino a partir desta sexta-feira (3).
LEIA MAIS: Veja tudo sobre o Enem no iG
Essa é a primeira e única chamada para os selecionados na primeira opção de curso. Por isso mesmo, os estudantes devem ficar atentos ao cronograma e aos procedimentos estabelecidos pela instituição escolhida. O período de matrículas pelo Sisu vai até a próxima quarta-feira (8), mas fica a critério de cada faculdade.
No próximo dia 16, serão convocados os candidatos que integram a lista de espera do Sisu, aqueles que não foram selecionados em nenhuma das opções na chamada regular e aqueles selecionados na segunda opção, independentemente de terem feito a matrícula.
No entanto, para integrar essa lista de espera, os candidatos devem manifestar interesse pelo site até a sexta-feira da semana que vem, dia 10.
LEIA MAIS: MEC diz que falhas no sistema do Sisu foram sanadas; 800 mil já estão inscritos
Estudantes inscritos pelo Sisu
O Sisu seleciona os estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016. Porém, mais de 880 mil participantes realizaram o exame apenas para autoavaliação (como se fossem "treineiros") e 140.294 receberam nota zero na redação. Logo, esses participantes não estão incluídos na base de dados do Sisu.
Cerca de 2,5 milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 se inscreveram no Sisu para o primeiro semestre de 2017. Como o sistema permite que o candidato faça duas opções de curso, o número de inscrições chegou a quase 5 milhões.
Ao todo, são ofertadas 238.397 vagas em cerca de 6,4 mil cursos de 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais presentes em todo o País.
LEIA MAIS: Inscrições para mais de 214 mil bolsas de estudo pelo Prouni terminam hoje
A partir da última segunda-feira (30), a lista de selecionados em cada instituição cadastrada no Sisu, o edital do processo seletivo e o cronograma de chamadas já estão disponíveis na página oficial do sistema na internet.
* Com informações da Agência Brasil.